BASTIDORES DA POLÍTICA
Sobrinho de ex-prefeito também prega conciliação na base caiadista
Leandro Vilela, sobrinho de Maguito Vilela, representará a base caiadista em Aparecida de Goiânia (Foto: Divulgação)
Ao defender sua pré-candidatura em Aparecida de Goiânia, o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), sobrinho do ex-prefeito Maguito Vilela, indicou que não é um total desconhecido para a população aparecidense, haja vista, que “participou ativamente das gestões” do tio no município. A declaração foi feita ao Mais Goiás, logo após solenidade que inaugurou a nova sede da nova Câmara dos Vereadores, nesta segunda-feira (24).
“Eu vou debater Aparecida, valores, princípios e o amor que foi construído pelo Maguito e a luta por essa cidade. Vou debater o que nós temos a fazer por essa cidade e como vamos fazer. Vou dizer mais: eu participei ativamente dos governos do Maguito. Vou apresentar meu dedo e minhas digitais na participação que tive em suas administrações”, afirmou Vilela, que enquanto deputado federal foi um dos parlamentares que mais destinou recursos ao município.
Leandro também destacou que houve, nos últimos dois meses, “respeito e consideração” ao prefeito Vilmar Mariano e que não faltaram esforços da base caiadista em viabilizar a sua candidatura à reeleição. “Não faltou esforço, nem empenho. Eu participei de muitas agendas aqui. O governador Ronaldo Caiado acabou de entregar o Dianot aqui. O governador esteve com ele e está. Ele gosta muito do prefeito Vilmar?”, pontuou.
Apesar dos esforços, a avaliação da base foi que Vilmar não havia se viabilizado e de sexta-feira para cá, o nome de Leandro Vilela foi alçado a pré-candidato pelo MDB no município. O ex-deputado federal evitou fazer avaliações sobre o que levaram a essa conjuntura. “Eu não gosto de julgar. É difícil ficar julgando. Não estou aqui para isso. Não adianta ficar julgando e fazendo apontamentos. Que adianta ficar julgando e ficar apontando dedo para esse irmão nosso que é o prefeito Vilmar”, destacou.
Leandro busca por conciliação da base
Desde que Leandro Vilela foi alçado a condição de pré-candidato a prefeito, a base governista em Aparecida de Goiânia viu-se fissurada. Vereadores que sustentavam a gestão de Vilmar Mariano alegaram “traição” e partidos que já haviam declarado apoio à reeleição agora colocam uma interrogação no processo.
A ruptura, inclusive, provocou o lançamento de novas pré-candidaturas no município: enquanto o vereador William Panda, do PSB, já comunicou a direção nacional da legenda que irá investir em um projeto rumo à Cidade Administrativa, o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) destaca que vai conversar com seu grupo e pode colocar seu nome à disposição.
A Federação composta pelo PT, PV e PCdoB deverá caminhar com Panda, enquanto o Republicanos e o PSD destacam que o momento é de reflexão e de aguardar o posicionamento de Vilmar Mariano. Leandro diz que trabalha no apaziguamento do grupo, mas reconhece que “derivações” possam ocorrer.
“Eu tenho tentado conversar com todo mundo. Eu tenho dois dias virando dia e noite para unificar a base. Vou conversar e dialogar com todo o mundo, buscando agregar e conciliar o máximo possível. É natural que haja derivação e faz parte do processo. Vou fazer um esforço grande para união, não tenha dúvida disso”, pontuou.
Leandro também não teme a liderança das pesquisas de intenção de voto apontarem para o deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL). Em sua avaliação, há uma margem grande de eleitores indecisos e além disso, tempo de campanha suficiente para reverter o quadro. “Dessas pesquisas, quantas pessoas em Aparecida já decidiram o voto? 20%. Vou caminhar meus projetos e a minha pessoa para toda a população. Dá tempo para mostrar nosso projeto. A campanha é para isso. É esse o momento de debater e se apresentar à sociedade, ao eleitor e ao cidadão”, pontuou.