• Política
  • 27 de fevereiro de 2025
  • No Comment
  • 30
  • 3 minutes read

Justiça condena ex-prefeito de Águas Lindas por improbidade administrativa

MP cita irregularidades na realização de despesas e pagamentos da prefeitura, assim como a dispensa de licitação em processos onde…

MP cita irregularidades na realização de despesas e pagamentos da prefeitura, assim como a dispensa de licitação em processos onde o procedimento era obrigatório

Justiça condena ex-prefeito de Águas Lindas por improbidade administrativa

Justiça condena ex-prefeito de Águas Lindas por improbidade administrativa (Foto: Reprodução)

A Justiça condenou o ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás José Zito Gonçalves e dois ex-auxiliares por improbidade administrativa. A decisão acatou pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO), que divulgou o resultado nesta quinta-feira (27).

Conforme o MP, em 2001, quando era prefeito, José Zito e seus auxiliares praticaram “reiterados atos de improbidade administrativa”. O órgão cita irregularidades na realização de despesas e pagamentos da prefeitura, assim como a dispensa de licitação em processos onde o procedimento era obrigatório. Os prejuízos ao erário seriam mais de R$ 175 mil.

O processo está em segredo de Justiça, mas, conforme a promotora de Justiça Tânia d’Able Rocha de Torres Bandeira, os atos de improbidade não foram atos isolados e resultaram de um esquema de corrupção do qual participavam os réus. O juiz André Nacagami, ao julgar a ação, entendeu que o trio causou lesão ao erário, com a evidente intenção de assim o fazer.

Na condenação, ele determinou aos réus restituir o erário municipal a importância de R$ 27.904,30, solidariamente, incidindo juros de mora e correção monetária, pela Selic, a contar da data do evento danoso; perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por 6 anos; multa civil; e proibição de contratar com o poder público de receber benefícios ou incentivos fiscais, ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário por 6 anos.

O Mais Goiás tenta contato com a defesa do ex-prefeito José Zito. Esta matéria poderá ser atualizada.

Continue Lendo

Bruno Peixoto reforça papel social da Alego com 5ª edição do Programa Deputados Aqui, em Santa Helena

Bruno Peixoto reforça papel social da Alego com 5ª…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Presidente da Alego destaca o impacto positivo da iniciativa Publicado em: 26/04/2025 14:27 Bruno: “aproximar a…
Daniel Vilela lidera missão para Europa e Ásia em busca de inovação digital

Daniel Vilela lidera missão para Europa e Ásia em…

A missão visa aprimorar a qualidade dos serviços públicos e fortalecer a economia do estado por meio da adoção de tecnologias…
Agenda de Romário Policarpo como prefeito de Goiânia foi restrita por feriado prolongado

Agenda de Romário Policarpo como prefeito de Goiânia foi…

Prefeitura da capital teve três chefes do Executivo em cerca de dez dias Publicado em: 26/04/2025 13:36 Agenda de Romário Policarpo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *