• Política
  • 11 de março de 2025
  • No Comment
  • 11
  • 5 minutes read

Justiça absolve vice-governadora do DF por acusação de corrupção de quando era deputada

MP acusou Celina Leão e outros investigados de negociarem propina para indicação de emendas parlamentares que beneficiariam empresas privadas, em…

MP acusou Celina Leão e outros investigados de negociarem propina para indicação de emendas parlamentares que beneficiariam empresas privadas, em 2015 e 2016

Justiça absolve vice-governadora do DF por acusação de corrupção da época de deputada

Justiça absolve vice-governadora do DF por acusação de corrupção da época de deputada (Foto: Reprodução – X)

A Justiça do Distrito Federal absolveu a vice-governadora do Distrito Federal (DF), Celina Leão (PP), e os ex-deputados distritais Cristiano Araújo, Julio Cesar Ribeiro e Bispo Renato, acusados de corrupção passiva no âmbito da Operação Drácon, deflagrada em 2019. A decisão é desta terça-feira (11) e o caso apurava a suposta negociação de propina para indicação de emendas parlamentares que beneficiariam empresas privadas, em 2015 e 2016.

No período, Celina era deputada distrital e então presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acusou ela e os outros ex-deputados de negociarem propina para destinação de recurso para o pagamento de empresas que faziam obras de manutenção em escolas públicas, bem como prestadoras de serviço de fornecimento de leitos de UTI.

“Como visto, a Câmara Legislativa tinha o costume de devolver sobra orçamentária para a suplementação de pessoal, mas, em 2015, houve destinação diversa, o que, por si só, não comprova a conduta típica”, entendeu o juiz da 8ª Vara Criminal de Brasília, Osvaldo Tovani, que completou: “No caso, após detida análise da prova judicializada, verifica-se que não restou comprovado que os réus realizaram a ação típica que lhes é atribuída, impondo-se, portanto, a absolvição, em homenagem ao princípio ‘in dubio pro reo’.”

Enquanto Celina assumiu a vice-governadoria, Julio Cesar Ribeiro é deputado federal; Cristiano Araújo atua como secretário de Turismo do DF; e Bispo Renato é o administrador regional de Taguatinga. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse ao Metrópoles, após o resultado, que sempre acreditou no Judiciário. O MPDFT ainda pode recorrer.

Celina Leão é pré-candidata à sucessão de Ibaneis como governadora do DF, em 2026. Sobre a absolvição, ela se manifestou em nota, nas redes sociais. “A sentença, proferida em primeiro grau, independentemente da instância em que tenha sido decidida, reconhece de forma inequívoca a correção de seus atos”, diz trecho da nota. Confira na íntegra:

“A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, sempre confiou na Justiça e, hoje, recebe com serenidade a sentença que confirma sua absolvição no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Essa decisão reafirma sua conduta pautada na lisura, na ética e no compromisso com a coisa pública.

Desde o início, Celina Leão jamais se furtou a prestar esclarecimentos e sempre esteve à disposição da Justiça, convicta de sua inocência. A sentença, proferida em primeiro grau, independentemente da instância em que tenha sido decidida, reconhece de forma inequívoca a correção de seus atos.

Com gratidão a Deus, a vice-governadora segue firme em sua missão de servir à população do Distrito Federal com responsabilidade, dedicação e integridade.”

Continue Lendo

Novo projeto de mineradora peruana é apresentado a Vilela e Daniel

Novo projeto de mineradora peruana é apresentado a Vilela…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Projeto visa testar, de forma sustentável, a extração de terras raras a partir de argilas em…
Mabel mantém diálogo aberto para recuperar Goiânia junto com os vereadores

Mabel mantém diálogo aberto para recuperar Goiânia junto com…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Prefeito quer trabalho conjunto com o Legislativo para resolver o problema da dívida herdada da gestão…
Mabel fala em enviar cavalo de carroceiro para frigorífico ‘fazer salsicha’

Mabel fala em enviar cavalo de carroceiro para frigorífico…

"MANIFESTAÇÃO INACEITÁVEL" Parlamentar aliado classificou a frase como “infeliz e desrespeitosa” Publicado em: 24/03/2025 17:13 Comentário de Mabel na Câmara sobre…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *