Instagram diz que resolveu problema que solicitava troca de senha a usuários, mas não informou a causa

Redação
3 Min Read
Instagram diz que resolveu problema que solicitava troca de senha a usuários, mas não informou a causa

Nas últimas semanas, várias pessoas relataram ter recebido essas mensagens sem terem feito qualquer solicitação à rede social.

A situação ocorre em meio a relatos de um possível vazamento de dados de mais de 17 milhões de contas, que, segundo uma empresa de segurança, pode estar relacionado ao disparo desses e-mails (saiba mais ao final da reportagem).

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Os e-mails davam a entender que a própria pessoa havia iniciado o pedido (veja na imagem abaixo).

“Segundo e-mail que eu recebo dizendo que estão tentando mudar a senha do meu Instagram”, escreveu um usuário no X. “Acordei e vi um e-mail às 3h34 da manhã de alguém tentando mudar a senha do meu Instagram”, relatou outra pessoa.

“Corrigimos um problema que permitia que terceiros solicitassem e-mails de redefinição de senha para algumas pessoas. Não houve violação de nossos sistemas e suas contas do Instagram estão seguras. Pode ignorar esses e-mails — desculpe pela confusão.”, disse o Instagram neste domingo, no X.

Procurado pelo g1, o Instagram voltou a dizer que um bug causou o envio em massa de e-mails de redefinição de senha e que tudo já foi solucionado. Após a publicação desta reportagem, a empresa enviou uma nova nota afirmando que “quer tranquilizar a todos de que não houve violação em seus sistemas” (leia ao final da reportagem).

E-mail de redefinição enviado pelo Instagram aos usuários. — Foto: Reprodução/Instagram

Suspeita de vazamento de dados

Apesar de o Instagram afirmar que não houve violação das contas, a empresa de segurança digital Malwarebytes informou, na sexta-feira (9), que criminosos roubaram dados sensíveis de mais de 17 milhões de contas da rede social.

Segundo a empresa, o disparo dos e-mails pode estar relacionado a esse incidente.

Segundo a empresa, foram expostos nomes de usuário, endereços, números de telefone e endereços de e-mail. “Esses dados estão disponíveis para venda na dark web e podem ser explorados por cibercriminosos”, afirmou.

Ao g1, o Instagram disse que a denúncia feita pela Malwarebytes é inverídica.

“Corrigimos um problema que permitia que terceiros solicitassem e-mails de redefinição de senha para alguns usuários do Instagram. Queremos tranquilizar a todos de que não houve violação em nossos sistemas e as contas do Instagram permanecem seguras. As pessoas podem ignorar esses e-mails e pedimos desculpas por qualquer confusão que isso possa ter causado. – Porta-voz da Meta”

Ferramenta gratuita da rede social X tem sido usada para criar imagens íntimas falsas

Ferramenta gratuita da rede social X tem sido usada para criar imagens íntimas falsas

CLOiD, robô 'faxineiro' da LG, coloca roupa na máquina de lavar na CES 2026

CLOiD, robô ‘faxineiro’ da LG, coloca roupa na máquina de lavar na CES 2026

Crise da memória RAM pode deixar celulares, notebooks e até carros mais caros no Brasil

Crise da memória RAM pode deixar celulares, notebooks e até carros mais caros no Brasil

TAGGED:
Share This Article