• Política
  • 28 de março de 2025
  • No Comment
  • 39
  • 3 minutes read

Hugo Motta barra projeto de anistia a condenados por atos do 8 de janeiro

Apesar de pressão de partidos alinhados ao conservadorismo, presidente da Câmara deve segurar pauta Publicado em: 28/03/2025 9:20 Interlocutores afirmam…

Apesar de pressão de partidos alinhados ao conservadorismo, presidente da Câmara deve segurar pauta

Interlocutores afirmam que Hugo Motta não deve pautar anistia a golpistas do 8 de janeiro (Foto: Agência Brasil)

Interlocutores do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmaram à GloboNews nesta quinta-feira (27) que a chance de o parlamentar pautar, neste momento, o projeto de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 é “zero”.

A sinalização ocorre em meio à pressão de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que articulam a votação do projeto ainda na primeira quinzena de abril. Dirigentes do PL têm buscado apoio em outras bancadas para emplacar a proposta, que visa anistiar envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Apesar do esforço bolsonarista, aliados de Hugo Motta indicam que o presidente da Câmara não vê justificativa política para pautar o projeto neste momento. Além da avaliação técnica, há também o cálculo político: Motta tem buscado fortalecer sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem já compartilhou agendas, inclusive em viagens internacionais.

De acordo com a publicação, a resistência em pautar a proposta também surge em um contexto de crescente desgaste da base bolsonarista. Nesta quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade tornar Bolsonaro e mais sete aliados réus por suspeita de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.

A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), inclui acusações como tentativa de golpe, abolição violenta do estado democrático de direito e organização criminosa. Os réus responderão a uma ação penal no STF e poderão ser condenados ou absolvidos ao fim do processo.

Continue Lendo

Bruno Peixoto reforça papel social da Alego com 5ª edição do Programa Deputados Aqui, em Santa Helena

Bruno Peixoto reforça papel social da Alego com 5ª…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Presidente da Alego destaca o impacto positivo da iniciativa Publicado em: 26/04/2025 14:27 Bruno: “aproximar a…
Daniel Vilela lidera missão para Europa e Ásia em busca de inovação digital

Daniel Vilela lidera missão para Europa e Ásia em…

A missão visa aprimorar a qualidade dos serviços públicos e fortalecer a economia do estado por meio da adoção de tecnologias…
Agenda de Romário Policarpo como prefeito de Goiânia foi restrita por feriado prolongado

Agenda de Romário Policarpo como prefeito de Goiânia foi…

Prefeitura da capital teve três chefes do Executivo em cerca de dez dias Publicado em: 26/04/2025 13:36 Agenda de Romário Policarpo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *