Home Cidades Governo de Goiás estreita relações comerciais com países árabes
Cidades

Governo de Goiás estreita relações comerciais com países árabes

COLUNA DO BOSCO BITTENCOURT

Por meio da SIC, Estado tem divulgado potencialidades do mercado islâmico e capacitado empresários para exportação

João Bosco Bittencourt

Governo de Goiás estreita relações comerciais com países árabes

Fábrica brasileira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. – Marcelo Camargo (foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com projeção de movimentar US$ 1,8 trilhão em 2027, o mercado de alimentos halal está na mira da área de comércio exterior do governo de Goiás. Por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o estado tem incentivado a capacitação de empresários para a obtenção do certificado que dá a permissão para a exportação para integrantes da Liga Árabe. O selo halal é a garantia de que o produto que chega à mesa dos muçulmanos está de acordo com as normas culturais e religiosas dos países islâmicos.  

Em ação recente, a SIC participou da divulgação do Projeto Halal do Brasil, iniciativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizada na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em Goiânia. O titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho esteve presente no encontro e destaca que os países árabes são o segundo parceiro comercial de Goiás.

“Depois da China, eles são os maiores compradores de produtos goianos, como açúcar, carne e couro”, informa Joel. “Estivemos há pouco tempo no escritório da Apex dos países árabes em Dubai para conhecer o porto Kizad, que pode ajudar as empresas goianas de alimentos e bebidas a exportar mais”, complementa.  

De acordo com dados coletados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e divulgados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, os principais países islâmicos importadores de alimentos goianos são Irã, com participação de 20%, seguido pela Arábia Saudita (15%), Emirados Árabes Unidos (9%), Bangladesh (7%) e Egito (6%). 

“É um mercado extremamente importante, em contínua expansão e com um alto número de consumidores”, ressalta Joel Braga Filho, ao pontuar que, enquanto o aumento populacional mundial previsto para 2050 é de 14%, o dos mulçumanos é de 47%. 

Depois do apoio dado durante a edição de Goiânia do Road Show, que são os encontros regionais do Projeto Halal realizados pelo Brasil, a SIC incentivou os empresários goianos a participar de uma rodada de negócios com compradores islâmicos, que será realizada em São Paulo, entre os dias 5 e 9 de agosto. O encontro é exclusivo para os setores de alimentos e bebidas.

No evento realizado na Fieg, também marcaram presença o superintendente de Comércio Exterior e Atração de Investimentos Internacionais da SIC, Plínio Viana; o diretor comercial da Alimentos Halal, Nasser Khazraji; a representante da Apex em Goiás, Cíntia Faleiro; o vice-presidente da Fieg, Emílio Bittar, além de gerentes da CCAB.

Continue Lendo

Marçal arrecada R$ 150 mil em doações sem identificação

São Paulo Valor supera à soma de repasses sem origem de todos...

Com acesso garantido, Anápolis recebe o Maringá no primeiro duelo da semifinal da Série D

Jonas Duarte Galo da Comarca confirmou vaga na Série C de 2025,...

Opositor de Maduro deixa Venezuela após receber asilo na Espanha

Ditadura González deixou a Venezuela nesse sábado, em um avião da Força...

Urgente: Chaves e Chapolin voltam à TV após quatro anos

BOA NOTÍCIA Exibição dos episódios de Chaves e Chapolin em emissoras do...