- Política
- 25 de outubro de 2024
- No Comment
- 9
- 3 minutes read
Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: 65% dos eleitores de Aparecida apostam que Leandro Vilela será o próximo prefeito
O número consolida a reversão no resultado eleitoral Publicado em: 25/10/2024 8:30 Leandro Vilela lidera expectativa de vitória (Foto: Divulgação)…
O número consolida a reversão no resultado eleitoral
Leandro Vilela lidera expectativa de vitória (Foto: Divulgação)
A dois dias do segundo turno das eleições municipais em Aparecida de Goiânia, novo levantamento elaborado pelo Instituto Goiás Pesquisas, nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, aponta que Leandro Vilela (MDB) é amplamente visto como o favorito para ser o próximo prefeito da cidade. De acordo com o estudo, 65,07% dos eleitores acreditam que Vilela vencerá a disputa, independentemente de suas intenções de voto.
Já o atual deputado federal Professor Alcides (PL) é visto como potencial vencedor por apenas 25,15% dos entrevistados. Outros 9,78% não souberam opinar sobre o provável resultado das urnas.
O número consolida a reversão no resultado eleitoral. Alcides liderou boa parte das pesquisas no primeiro turno das eleições, mas nos últimos dez dias, viu o adversário subir nos levantamentos. Leandro não só chegou ao segundo turno como terminou a primeira etapa do pleito numericamente à frente do liberal, com 48,02% dos votos válidos contra 43% do empresário
O recorte de expectativa de vitória é um dado importante da pesquisa, pois revela a percepção popular sobre quem deve vencer a eleição, indo além das intenções de voto. Mesmo eleitores que não votam no favorito podem acreditar que ele vencerá, com base no clima político ou em seu favoritismo na corrida eleitoral.
Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas entrevistou 501 eleitores de Aparecida de Goiânia nos dias 23 e 24 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas de forma presencial, em domicílios particulares permanentemente ocupados e em pontos de fluxo, abrangendo diversas regiões da cidade. A amostra foi probabilística e estratificada, considerando variáveis como sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do último censo do IBGE de setembro de 2024. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-03136/2024.