- Política
- 13 de novembro de 2024
- No Comment
- 9
- 3 minutes read
Goiás é o primeiro estado do Brasil a atingir 100% em transparência pública
COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Governador celebra feito histórico Publicado em: 13/11/2024 21:00 Caiado: “Goiás mais uma vez no primeiro…
COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT
Governador celebra feito histórico
Caiado: “Goiás mais uma vez no primeiro lugar” (foto divulgação)
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) celebrou o feito histórico de Goiás, que se tornou o primeiro e único estado do país a atingir 100% de transparência na avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (13/11) durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas em Foz do Iguaçu (PR). “Mais uma boa notícia. Goiás mais uma vez no primeiro lugar. Agora no radar da transparência”, comemorou Caiado em vídeo divulgado nas redes sociais.
Ao parabenizar os servidores, Caiado destacou o papel fundamental do trabalho integrado na conquista do reconhecimento nacional. “Quero cumprimentar todos os servidores públicos do estado de Goiás, que se dedicaram a promover transparência e fizeram Goiás brilhar, alcançando o 1º lugar no pódio da integridade pública”, celebrou o governador.
Caiado atribui o sucesso à atuação estratégica da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e ao esforço coletivo dos servidores estaduais. Desde 2019, a CGE tem incentivado os órgãos públicos a manterem dados acessíveis e fortalecendo o Portal da Transparência, o que facilita o controle social. “Nosso foco sempre foi o cidadão, que, com todas as informações disponíveis, consegue fiscalizar e participar das decisões da Administração Pública”, destacou o controlador-Geral Henrique Ziller.
Com o selo Diamante, a mais alta classificação do Radar da Transparência Pública, Goiás cumpriu integralmente os 80 critérios exigidos pela Atricon, como divulgação de receitas, despesas e renúncias fiscais. Esta é a segunda participação de Goiás na avaliação nacional; em 2023, o estado ficou em segundo lugar.