- Interior
- 1 de março de 2025
- No Comment
- 12
- 4 minutes read
Goiânia: operação contra dengue inspeciona mais de meio milhão de imóveis em 2 meses
Foram encontrados mais de 10 mil focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya Publicado em: 01/03/2025…
Foram encontrados mais de 10 mil focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya

A Prefeitura de Goiânia realizou inspeção em mais de meio milhão de imóveis em 2 meses. A fiscalização faz parte da operação realizada contra a dengue na capital. Foram encontrados mais de 10 mil focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O gerente de combate de vetores, Leandro Gouvea, ressalta que a maior dificuldade tem sido encontrar os moradores de alguns imóveis em casa, pois, somente neste ano, 33.823 casas estavam fechadas, o que impede a ação dos agentes. “Precisamos enviar a equipe até cinco vezes em uma residência para ser recebido por morador. Tem casas que têm morador, ele está vendo a gente na porta batendo e não abre mesmo estando em casa,” informou.
Além da fiscalização feita pelos agentes, a Prefeitura pede que os moradores verifiquem, periodicamente, os locais que possam acumular água dentro de casa ou nos quintais.
O secretário municipal de saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, ressalta que a população é protagonista no combate à dengue. “Embora exista a vacina, o controle do vetor é o principal método para prevenir a dengue e outras arboviroses,” alertou o titular da pasta.
Além das visitas nas casas e o uso de armadilhas no combate ao vetor, outro trabalho feito pela Zoonoses é o recolhimento de pneus velhos, que foram retirados mais de 8 mil. Eles foram descartados de forma irregular nas ruas e lotes baldios da capital. Nesses pneus, foram encontrados mais de 300 focos do mosquito.
Sintomas da dengue e vacinação em Goiânia
Os principais sintomas da dengue são febre alta, acima de 38°C, dores no corpo, articulações e atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo, entre outros.
Em Goiânia, a aplicação da vacina é feita em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue. Segundo a diretoria de Vigilância Epidemiológica da SMS, mais de 69 mil doses da vacina foram aplicadas a residentes da capital.
A vacina contra a dengue é ofertada nas seguintes unidades de saúde: CS Vila Boa, CIAMS Urias Magalhães, CSF São Judas Tadeu, CSF Guanabara I, CS Cândida de Morais, CSF Jardim Curitiba I, CSF Jardim Primavera, CSF São Carlos, CS Chácara do Governador, CS Jardim Novo Mundo, CSF Riviera, CSF Parque Ateneu, CSF Recanto das Minas Gerais, CSF Ville de France, CS Goiá, CSF Eldorado Oeste, CSF Jardim Cerrado IV, CSF São Francisco, CSF Vera Cruz II, CS Cidade Jardim, CS Esplanada dos Anicuns, CSF Vila Santa Helena, Faculdade de Nutrição – UFG.