ECONOMIA
Com juros elevados, é natural que potenciais compradores adiem suas decisões de compra de imóveis em busca de condições mais favoráveis
Vista aérea de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia – Divulgação)
Goiânia lidera a valorização de imóveis para aluguel no Brasil, com aumento de 37,28% em 2023. A informação é do Índice FipeZap, o qual posiciona a capital à frente de duas das maiores cidades do Brasil São Paulo e Rio de Janeiro, que obtiveram altas de 13,28% e 19,79%, respectivamente .
Além da capital de Goiás, completam o pódio de aluguéis que mais encareceram Florianópolis e Fortaleza, com altas de 27,68% e 21,95%, respectivamente. Segundo o levantamento, o preço dos imóveis para aluguel no Brasil acumulou alta de 16,16% em 2023, em média, bem acima da inflação oficial do país no ano passado, medida pelo IPCA, que foi de 4,62%.
O índice FipeZap monitora 25 cidades brasileiras — incluindo 11 capitais — a partir de milhares de anúncios do portal Zap Imóveis desde 2010. Em 2023, o índice apontou valorização do preço dos aluguéis em todos os municípios avaliados.
Aluguel mais caro
O aumento significativo nos valores de aluguel nas capitais, superior à inflação oficial, ocorre no mesmo ano em que o IGP-M, utilizado como referência para os ajustes locatícios, apresentou uma queda de 3,18%. De acordo com os dados do FipeZap, esse aumento é predominantemente observado nos novos contratos firmados em 2023.
Em um cenário de juros elevados, é natural que potenciais compradores adiem suas decisões de compra de imóveis em busca de condições mais favoráveis, impulsionando assim a demanda por aluguéis. Isso ocorre, especialmente, devido ao caráter de longo prazo dos compromissos financeiros envolvidos nos financiamentos imobiliários.