• Política
  • 11 de dezembro de 2024
  • No Comment
  • 3
  • 5 minutes read

Goiânia: interventor da saúde diz que prioridade é manter unidades em funcionamento

Interventor escolhido para gerenciar saúde de Goiânia até dia 1º de janeiro de 2025 é o médico Márcio de Paula…

Interventor escolhido para gerenciar saúde de Goiânia até dia 1º de janeiro de 2025 é o médico Márcio de Paula Leite

Interventor da saúde afirma que prioridade é manter funcionamento das unidades (Foto: Alex Malheiros)

Nomeado interventor da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, o médico Márcio de Paula Leite destacou, nesta quarta-feira (11)  que sua principal meta é garantir o funcionamento básico das unidades de saúde durante o período de intervenção estadual, estabelecido pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). A medida foi solicitada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e visa enfrentar a grave crise no sistema de saúde da capital.

Segundo Márcio de Paula Leite, sua atuação será de uma abordagem técnica e de valorização do trabalho dos servidores. “Como todos sabem, eu sou um perfil técnico, não sou político. Eu acompanhei de perto, muito de perto, tudo que tem acontecido, infelizmente, na saúde. Foi com muita satisfação que aceitei esse convite e pretendo dar o meu melhor. Diuturnamente, trabalhar nesse tempo dado para garantir à população o direito básico, constitucional, que é a saúde, a vida”, afirmou o interventor.

Segundo Leite, ele assume a função com a responsabilidade de resolver problemas imediatos, como a falta de medicamentos, limpeza nas unidades e insumos essenciais. “Sabemos quais são as prioridades atuais, como a alimentação dos pacientes, a necessidade de equipamentos e as internações. Os pacientes não podem ficar muito tempo internados, porque o pronto-socorro é um local transitório. O gabinete de crise tem feito um bom trabalho, e vamos seguir nesse processo”, explicou.

Crise no sistema de saúde

A intervenção foi determinada após um cenário crítico, com falta de insumos, denúncias de ineficiência administrativa e bloqueio de R$ 57 milhões pelo MP-GO. O processo foi intensificado após a prisão do ex-secretário Wilson Pollara e a curta gestão de sua sucessora, Cynara Mathias, que permaneceu apenas uma semana no cargo.

O desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, relator do caso, destacou que a medida é emergencial e essencial para evitar o colapso total do sistema de saúde. A intervenção será válida até o dia 1º de janeiro de 2025.

Perfil técnico e experiência

Márcio de Paula Leite possui ampla experiência no setor, atuando como emergencista, emergencista no Cais Cândida de Morais desde 2012, ele é conselheiro fiscal do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (Simego).

O profissional também integrou a gestão técnica de diferentes áreas da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, incluindo a Diretoria de Atenção Primária e Promoção da Saúde e a Diretoria de Atenção Secundária e Urgência e Emergência. Sua trajetória inclui ainda funções como médico auditor na prefeitura de Aparecida de Goiânia e membro efetivo da Câmara Técnica de Medicina de Urgência e Emergência do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).

Continue Lendo

Caiado minimiza sentença judicial e reforça pré-candidatura em 2026

Caiado minimiza sentença judicial e reforça pré-candidatura em 2026

Governador disse que respeita decisão Publicado em: 11/12/2024 20:58 Caiado em coletiva com a imprensa, explica sobre jantares no Palácio (Foto:…
Juristas apontam equívocos em decisão de cassar Mabel e tornar Caiado inelegível: “desproporcional”

Juristas apontam equívocos em decisão de cassar Mabel e…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Advogados apontam ainda fragilidade das provas apresentadas e contradição com a jurisprudência Publicado em: 11/12/2024 17:56…
Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo

Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Ele estava preso há cerca de seis meses Publicado em: 11/12/2024 16:14 Cacai vai usar tornozeleira…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *