• Interior
  • 15 de outubro de 2024
  • No Comment
  • 14
  • 4 minutes read

GO: Operações contra furtos de energia têm alta de 126% em 2024; veja cidades com mais ocorrências

'Gatos' Número de pessoas presas suspeitas desse tipo de crime também passou de 108 para 115, uma alta de 6,5%.…

‘Gatos’

Número de pessoas presas suspeitas desse tipo de crime também passou de 108 para 115, uma alta de 6,5%.

Trabalho e realizado em conjunto com as forças policiais (Foto: Equatorial Goiás)

Um levantamento realizado pela Equatorial Goiás aponta que o número de operações contra o crime de furto de energia no estado cresceu 126% entre os meses de janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de operações saltou de 96 ações realizadas de janeiro a setembro de 2023 para 217 no referido intervalo.

O trabalho de combate a essas fraudes conta com a participação das polícias Civil, Científica e Militar. Goiânia, Rio Verde, Águas Lindas, Itumbiara e Itaberaí foram os municípios com mais registros em 2024. Em 2023, as cidades com mais prisões foram Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Anápolis e Caldas Novas.

Furtos de energia foram flagrados em mais de 70 mil unidades consumidoras em Goiás

Quase 200 mil estabelecimentos foram fiscalizados em 2023 pela Equatorial. Em 35% dos casos, o crime de furto de energia foi constatado. Esse número representa mais de 70 mil unidades. A quantidade de pessoas presas como suspeitas desse tipo de crime também passou de 108 para 115, uma alta de 6,5%.

Mais da metade das regularizações feitas pela concessionária no ano passado foram concentradas nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia, Itumbiara e Rio Verde. O volume de perdas não técnicas, causadas principalmente pelo furto de energia, foi de 628 Giga watt-hora no ano passado, quantidade suficiente para fornecer energia para toda a cidade de Goiânia durante dois meses. 

“Gatos” ou sobrecarregam a rede elétrica, aponta concessionária

O furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, é um crime sujeito à pena de reclusão e multa, com impactos que vão além das questões legais. A prática afeta diretamente a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a segurança da comunidade, podendo resultar em acidentes graves, especialmente para aqueles que manipulam a rede elétrica sem a qualificação adequada.

As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, aumentando o risco de curtos-circuitos que, por sua vez, podem causar interrupções no fornecimento de energia. Isso prejudica não apenas aqueles que realizam tais ligações, mas também os clientes regulares da companhia, comprometendo a qualidade do serviço prestado.  

Continue Lendo

Operação desarticula quadrilha que operava ‘golpe do intermediário’ em Goiás

Operação desarticula quadrilha que operava ‘golpe do intermediário’ em…

Operação desarticula quadrilha que operava ‘golpe do intermediário’ em Goiás Ordens judiciais são cumpridas no MT e MS após registros de…
Mais de 20 bairros de Goiânia podem ficar sem água nesta quinta (7/11)

Mais de 20 bairros de Goiânia podem ficar sem…

Segundo a empresa, o fornecimento será retomado de forma gradual Publicado em: 06/11/2024 10:06 Os serviços serão realizados na Av. Veneza…
Mulher é suspeita de matar a atual namorada do ex, em Valparaíso

Mulher é suspeita de matar a atual namorada do…

Em setembro, a detida teria atirado contra a casa da vó do ex-namorado Publicado em: 06/11/2024 9:43 A suspeita de homicídio,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *