O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas vermelhos de grande perigo para acumulado de chuva em áreas do Sul e do Nordeste do país. Os avisos começaram na manhã desta sexta-feira (20/2) e seguem até este sábado (21/2), com previsão de precipitação intensa.
Segundo o órgão, pode chover mais de 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia nessas regiões. O volume eleva o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas, especialmente em cidades com áreas vulneráveis.
O mapa de avisos do instituto mostra que quase todo o território nacional está sob algum nível de alerta, entre perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho) de chuvas.
Leia também
Sul sob risco até sábado de manhã
O primeiro alerta vale das 9h desta sexta até as 9h deste sábado. Estão na área de risco municípios de Santa Catarina e do Paraná, nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e Sul catarinense, Serra e Região Metropolitana de Curitiba.
Em Santa Catarina, estão sob alerta Blumenau, Itajaí, Brusque, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, Palhoça, Timbó e Indaial — cidades com histórico de enchentes, cheias de rios e deslizamentos.
No Paraná, o aviso inclui Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranaguá e São José dos Pinhais, no litoral e na região metropolitana de Curitiba, áreas também marcadas por episódios recorrentes de chuva intensa.
Nordeste com alerta até a noite de sábado
O segundo aviso começou às 9h02 desta sexta e segue até as 23h59 de sábado. A área afetada inclui municípios do Piauí, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Tocantins e do norte de Minas Gerais.
Entre as regiões citadas, estão o sudeste e o sudoeste piauiense, o São Francisco pernambucano, o centro-norte piauiense, o extremo oeste baiano, o Vale São-Franciscano da Bahia, o leste Maranhense, o norte de Minas e o oriental do Tocantins.
Diante do cenário, o Inmet orienta:
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Observar sinais de movimentação em encostas;
- Permanecer em local abrigado;
- Em caso de inundação, proteger objetos com sacos plásticos.
Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Os alertas podem ser atualizados a qualquer momento, conforme a evolução das condições meteorológicas.
Tempestades e ventos de até 100 km/h
Além dos alertas de grande perigo, o Inmet também emitiu avisos de tempestade e chuvas intensas com grau de severidade “perigo” (laranja) e “perigo potencial” (amarelo) para amplas áreas do país.
No alerta laranja de tempestade, válido até as 23h59 deste sábado (21/2), a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, com ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O aviso atinge áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo.
Outro alerta laranja de chuvas intensas prevê volumes semelhantes e ventos fortes em áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, com possibilidade de descargas elétricas, queda de galhos e interrupção no fornecimento de energia. Estão incluídas regiões como o Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Distrito Federal e áreas do Tocantins, Maranhão, Bahia e Piauí.
Já os alertas amarelos indicam chuva entre 20 e 30 mm por hora, ventos de até 60 km/h e baixo risco de danos, mas reforçam a necessidade de atenção em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste.

