Chegou a hora de definir o campeão da temporada 23/24 da NBA. Boston Celtics e Dallas Mavericks entram em quadra para o primeiro duelo nesta quinta-feira (6/6), às 21h30. O jogo acontecerá no TD Garden e a final terá sete partidas, quem vencer quatro jogos levanta a taça. Se houver a necessidade do sétimo jogo, o Celtics jogará em casa por ter a melhor campanha na temporada regular.
Leia também
Campanhas até a final
Na fase classificatória, o Boston Celtics teve 64 vitórias e 18 derrotas, e garantiu a melhor campanha e a primeira posição geral. Nos playoffs, o time não teve nenhuma dificuldade e venceu o Miami Heat por 4×1, o Cleveland Cavaliers por 4×1 e varreu o Indiana Pacers por 4×0.
Já o Mavericks ficou em quinto lugar na divisão Oeste, e foi aos playoffs com 50 vitórias e 32 derrotas. Na pós-temporada a equipe também não teve muitas dificuldades para avançar, e venceu o Los Angeles Clippers por 4×2, o Oklahoma City Thunder por 4×2 e o Minessota Timberwolves por 4×1.
Confrontos diretos
Nos duelos entre as equipes durante a temporada, o Celtics levou a melhor nos dois jogos de 2024. No dia 22 de janeiro, o time de Boston venceu em Dallas por 119 x 110, com destaque para Jayson Tatum que foi o maior pontuador com 39 pontos. Já no outro jogo, no dia primeiro de março, o Celtics jogou em casa e venceu com mais facilidade, por 138 x 110. Novamente, destaque para Tatum que teve 32 pontos no jogo.
Destaques individuais
Pelo lado do Celtics, a dupla Tatum e Jaylen Brown são a principal arma para conquistar o título. Tatum esteve no quinteto ideal da NBA em três das últimas cinco temporadas, mas ainda não ganhou um título, assim como Brown. A dupla teve mais de 22 pontos cada nos jogos de playoffs. Tatum foi eleito o MVP da conferência Leste.
No Mavericks, o destaque está na dupla Doncic e Irving, esse último é ex-jogador do Celtics, e tem uma relação hostil com a torcida adversária. Juntos, Doncic e Irving foram apenas a terceira dupla na história a conseguir mais de 30 pontos juntos em jogos decisivos dos playoffs. Doncic venceu o prêmio de MVP da conferência Oeste e esteve na final do prêmio de melhor jogador da temporada.
Datas e locais dos jogos
Jogo 1 – Dallas Mavericks x Boston Celtics – TD Garden, Boston, 6/6 às 21h30 Jogo 2 – Dallas Mavericks x Boston Celtics – TD Garden, Boston, 9/9 às 21h Jogo 3 – Boston Celtics x Dallas Mavericks – AA Center, Dallas, 12/6 às 21h30 Jogo 4 – Boston Celtics x Dallas Mavericks – AA Center, Dallas, 14/6 às 21h30 Jogo 5 – Dallas Mavericks x Boston Celtics – TD Garden, Boston, 17/6 às 21h30 Jogo 6 – Boston Celtics x Dallas Mavericks – AA Center, Dallas, 20/6 às 21h30 Jogo 7 – Dallas Mavericks x Boston Celtics – TD Garden, Boston, 23/6, às 21h00
Transmissão das finais
Os jogos serão transmitidos tanto na TV aberta, com exclusividade pela Band, como na fechada, onde ESPN e Star+ farão a transmissão dos jogos.
Prováveis quintetos titulares
Celtics: Jrue Holiday, Derrick White, Jaylen Brown, Jayson Tatum e Kristaps Porzingis.
Mavericks: Kyrie Irving, Luka Doncic, Derrick Jones Jr, PJ Washington e Daniel Gafford.
Curiosidades
O Celtics é o maior campeão da NBA, empatado com o Lakers com 17 conquistas, e busca a vitória nessa temporada para se isolar. Já o Mavericks venceu apenas uma vez, e disputou a final por três vezes. Além de marcar o reencontro de Irving contra o Celtics, a decisão também marca os primeiros jogos de Porzings contra seu ex-time, o Mavericks.
Os dois times conquistaram 13 vitórias em 15 jogos fora de casa nesses playoffs. Sobre títulos, o Mavericks venceu seu único em 2011, e o Celtics não vence um campeonato desde 2008. Desde que os playoffs passaram a ter 40 times, só um venceu sem estar entre os três melhores da conferência, o Houston Rockets, na temporada 1994/1995, que levou o título mesmo após se classificar em sexto do Oeste.