- Interior
- 18 de dezembro de 2024
- No Comment
- 8
- 5 minutes read
Festas de fim de ano: saiba o que fazer para não exagerar na alimentação
As festas de fim de ano são sinônimos de celebração. Nesse período, é fácil exagerar na comida e na bebida.…
As festas de fim de ano são sinônimos de celebração. Nesse período, é fácil exagerar na comida e na bebida. Entre ceias fartas e brindes, não é surpresa que muita gente já se prepare para encarar uns quilinhos extras após o Natal. Contudo, especialistas alertam que esses excessos podem trazer desconfortos imediatos, como indigestão e mal-estar, além de impactos cumulativos na saúde, especialmente para quem já lida com condições como diabete, hipertensão ou colesterol elevado.
Contudo, é possível aproveitar todas as delícias culinárias desta época do ano sem grandes riscos. Conforme o nutrólogo do Hospital Israelita Albert Einstein, Rodrigo Costa, planejar o prato antes de servir, priorizando porções equilibradas e incluindo opções mais leves, como saladas e frutas, pode ajudar a manter o controle. Outra estratégia é comer devagar, apreciando os sabores e ouvindo os sinais de saciedade do corpo.
Uma forma de minimizar a ingestão de calorias é não esquecer das saladas nessas confraternizações. Folhas variadas, sementes, castanhas, queijos e frutas dão um toque especial a esses pratos. As frutas por serem ricas em fibras contribuem para saciedade e para um bom funcionamento intestinal. O abacaxi por conter bromelina pode contribuir também para a digestão dos outros alimentos.
Bebidas alcoólicas
Ao Mais Goiás, o nutrólogo explicou que o consumo de bebidas alcoólicas também pode contribuir para o ganho de peso. “O álcool contém muitas calorias, com aproximadamente 7 calorias por grama, quase o mesmo que as gorduras (que tem 9 calorias por grama)”, disse.
“Por exemplo, uma cerveja de 350 ml pode ter cerca de 150 calorias, um copo de vinho de 150 ml pode ter entre 120 e 150 calorias, e uma dose de destilado de 40 ml fica entre 80 a 100 calorias, dependendo da bebida e do teor alcoólico”, explicou.
Ainda, segundo o profissional, muitas bebidas alcoólicas são consumidas com misturas que já são calóricas, como refrigerantes, sucos e xaropes. “Coquetéis como a caipirinhas e a piña colada, por exemplo, podem ter calorias elevadas, tornando o efeito do álcool sobre o ganho de peso ainda mais significativo. Além disso, o álcool pode prejudicar qualidade do sono levando ao aumento do hormônio da fome e em algumas pessoas podem levar a um comer emocional com ingestão de petiscos calóricos”, explica Rodrigo Costa.
Pesos adquiridos
As festas de fim de ano envolvem muitas celebrações: confraternizações de empresas, amigos secretos, as ceias de Natal e Ano Novo. Com essa quantidade de eventos o nutrólogo afirma que é fácil fazer um superávit de calorias. Ele aponta ainda que, no geral, a cada 7000 calorias em excesso há aumento de 1 kg de peso corporal.
Vale destacar que estudos já mostraram que nem sempre o peso ganhado durante esse período pode ser facilmente perdido. Nesse sentido, pesquisadores ingleses publicaram um estudo no New England Journal of Medicine, mostrando o impacto das festas de fim de ano no peso e descobriram que, em média, as pessoas ganham cerca de dois quilos só nesse período. A pesquisa também identificou que apenas 1,5 quilo é eliminado ao longo do ano, restando pelo menos meio quilo. Para alguns, esse peso extra pode nem ser perdido, resultando em dois quilos a mais a cada ano.
Veja algumas dicas para aproveitar as festividades:
– Planeje seu prato com equilíbrio;
– Coma devagar e aprecie os sabores;
– Cuidado com o tamanho das porções e a quantidade de repetições;
– Controle a quantidade de ingestão de bebidas alcoólicas e com açúcar;
– Não pule refeições antes da ceia;
– Não se esqueça que uma salada gostosa deve fazer parte da ceia. Folhas diferentes, sementes, castanhas, frutas e queijos magros fazem uma bela composição.
– Selecione proteínas magras, como peru, frango e peixes sem pele, além do bacalhau dessalgado.
– Prepare os alimentos de forma leve, como assados e grelhados.