Em meio ao favoritismo das veteranas França e Holanda, a Áustria surpreendeu com atuação de gala diante dos holandeses e se classificou em 1° lugar após vitória por 3 x 2 contra a Laranja Mecânica na Euro. Ainda pelo Grupo D, França e Polônia empataram em 1 x 1 e a seleção de Mbappé garantiu a classificação para o mata-mata no 2° lugar.
A Holanda ficou com a 3ª colocação e espera o encerramento dos jogos da última rodada para descobrir se continuará na disputa, ou se dá adeus ao sonho de mais um título da Euro.
Leia também
Deu zebra
Campeã da Eurocopa em 1988, a Holanda precisava vencer ou empatar com a Áustria para garantir a ida ao mata-mata da Eurocopa sem depender dos resultados das demais seleções que ficarem em 3° lugar. Contudo, em jogo de cinco gols, os comandados por Ralf Rangnick impuseram o ritmo da partida e venceram os holandeses por 3 x 2.
Os austríacos abriram o placar logo no início do jogo, com gol contra de Malen após ataque cirúrgico pelas laterais. Diferente do primeiro tempo morno, a segunda metade do jogo contou com uma chuva de quatro gols, com os tentos holandeses marcados por Gakpo e Depay e os austríacos marcados por Schmid e Sabitzer, autor do gol da classificação.
Favoritismo contestado
No outro confronto do grupo, a França tinha de confirmar o seu favoritismo diante da Polônia para assegurar a liderança do grupo. No entanto, em mais uma atuação decepcionante, a finalista da Copa do Mundo de 2022 ficou no empate em 1 x 1 contra os poloneses e se classificou em 2° lugar para a próxima fase.
Ambos os gols da partida foram marcados em pênaltis. Pelos franceses, Mbappé fez cobrança segura e abriu o placar da partida. Do outro lado, Lewandowski igualou após perder a primeira cobrança, que precisou ser repetida devido a posição irregular do goleiro francês Maignan.