• Interior
  • 23 de outubro de 2024
  • No Comment
  • 2
  • 4 minutes read

“Estou viva”, diz mulher que aciona a Justiça para provar existência e obter a CNH em Goiás

direito à cidadania Professora conseguiu aprovação nas avaliações teóricas e práticas, mas ainda não obteve CNH Publicado em: 23/10/2024 12:15…

direito à cidadania

Professora conseguiu aprovação nas avaliações teóricas e práticas, mas ainda não obteve CNH

Katia diz que o sistema parece ignrar seus apelos para resolução deste problema (Foto: Freepik)

A professora Kátia Cecília Soares, de 36 anos, acionou a Justiça para provar que está viva e poder obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás. Isso aconteceu porque ela é considerada morta no sistema da autarquia.

A suspeita da professora é de que o CPF dela está vinculado ao atestado de óbito do pai, e que teria acontecido um erro quando ela teve que registrar a morte dele anos atrás no cartório. Ela diz que já regularizou o documento junto à Receita Federal e aguarda uma solução para poder obter a CNH.

Justiça nega responsabilidade de cartório

A professora contratou um advogado para resolver a situação e expressou a frustração ao afirmar que “está viva” e lutando por seus direitos, mas sente que o sistema ignora sua condição. Inicialmente, ela teve que acionar judicialmente o cartório que registrou a morte do pai, mas a Justiça negou a responsabilidade do estabelecimento. Como resultado, Kátia foi obrigada a arcar com as custas processuais, que totalizaram R$ 18 mil.

A mulher disse que se sente punida por um erro que não cometeu, e que gerou impactos financeiros e emocionais em sua vida.

Processo da CNH

Kátia conseguiu aprovação nas avaliações teóricas e práticas de uma autoescola, mas, ao tentar obter sua CNH, se deparou com a informação de que estava registrada como morta. O advogado de Kátia, Guilherme Carneiro, está explorando todas as opções legais para solucionar o caso. A professora luta pelo reconhecimento de que está viva.

Detran diz que emissão da CNH será realizada após correção de dados

Em nota o Detran-GO esclarece que trabalha de forma interligada à Central de Informações do Registro Civil de Pessoas Naturais e que a emissão da CNH será realizada assim que os dados forem corrigidos no sistema. O órgão também menciona que o pedido de indenização por danos morais feito por Kátia foi negado pelo Judiciário, que entendeu que o erro não partiu do sistema do Detran-GO.

Continue Lendo

Briga de trânsito em Itumbiara: homem é preso por atirar contra família

Briga de trânsito em Itumbiara: homem é preso por…

O homem disparou contra uma caminhonete onde estava uma família, após tentar defender um amigo envolvido em uma briga de trânsito…
Homem invade e furta galeria na Região da 44, em Goiânia

Homem invade e furta galeria na Região da 44,…

Suspeito foi encontrado com as mesmas roupas das imagens, além da quantia de R$ 1.072,30 em espécie e um celular furtados…
PM procura jovem ‘sequestrado’, mas encontra menor em festa com drogas, em Anápolis

PM procura jovem ‘sequestrado’, mas encontra menor em festa…

PM procura jovem ‘sequestrado’, mas encontra menor em festa com drogas, em Anápolis Família do jovem acionou a polícia após ele…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *