Olímpico de Berlim
Nico Williams e Oyarzabal marcaram e deram o título para a Espanha diante da Inglaterra na Eurocopa
Nico Williams comemorando o primeiro gol que deu o título a Espanha. Foto: Divulgação – Uefa
Quem tem mais, tem quatro. Assim pode gritar a torcida espanhola na Alemanha após conquistar o tetracampeonato da Eurocopa. A Espanha enfrentou a Inglaterra na decisão do torneio, no Olímpico de Berlim, e levou a melhor por 2 a 1, com gols de Nico Williams e Oyarzabal, enquanto Palmer descontou para os ingleses, que seguem sem nenhuma taça da competição
Com apenas 90 minutos para que o campeão pudesse ser coroado, a primeira metade da final reservou um confronto muito equilibrado. Inglaterra em busca do seu primeiro título, enquanto a Espanha queria coroar a nova geração e aumentar mais um troféu em sua estante da Eurocopa. Em uma disputa física majoritariamente, os goleiros Pickford e Unai Simón trabalharam muito pouco.
Na primeira metade da final, foram sete finalizações onde apenas um foi em direção ao gol, quando Foden finalizou e parou na defesa de Unai Simón. No restante do jogo a técnica foi minimizada em relação a disputa física, que resultou em oito faltas cometidas e um cartão amarelo para cada lado.
Para o segundo tempo, a Espanha voltou com uma alteração, já que Rodri precisou ser substituído após uma lesão. Nos primeiros minutos da segunda metade, a ‘Roja’ conseguiu abrir o placar contando com as jovens promessas. Lamine Yamal recebeu pela ponta direita, passou entre dois marcadores e tocou na boa para Nico Williams que chegou finalizando de canhota e sem chances ao goleiro Pickford.
Mesmo com o gol marcado, a Espanha manteve o bom momento e o domínio na segunda etapa. Logo após abrir o placar, Dani Olmo quase ampliou e minutos depois foi a vez de Lamine Yamal parar em uma defesa de Pickford.
A Inglaterra chegou ao empate quando não criava muito, mas assim como a Espanha se apoiou nos jovens talentos. Sakas cruzou rasteiro para Bellingham que só ajeitou para Palmer que finalizou no canto de Unai Simón e deixou tudo igual.
Quando a partida se encaminhava para a prorrogação, Cucurella recebeu na ponta esquerda e cruzou rasteiro para Oyarzabal, o centroavante se antecipou à marcação e desviou para o fundo da rede. O gol confirmou o título para a seleção espanhola na Alemanha.