• Política
  • 7 de março de 2025
  • No Comment
  • 16
  • 5 minutes read

Entidades elogiam ‘esforços’ de Mabel, mas cobram eficiência e desburocratização de processos

Entidades elogiam ‘esforços’ de Mabel, mas cobram eficiência e desburocratização de processos Lideranças do setor produtivo e contábil fazem balanço…

Entidades elogiam ‘esforços’ de Mabel, mas cobram eficiência e desburocratização de processos

Lideranças do setor produtivo e contábil fazem balanço de dois meses da gestão do prefeito Sandro Mabel (UB)

Mabel em agenda pela Prefeitura de Goiânia (Foto: Divulgação)

Entidades ligadas ao setor produtivo e contábil elogiaram ao Mais Goiás, os “esforços” do prefeito Sandro Mabel (UB) em imprimir uma boa gestão nos primeiros dois meses de sua administração frente à Prefeitura de Goiânia. Entretanto, elas cobram celeridade na desburocratização dos processos e digitalização dos serviços municipais, aspectos considerados essenciais para impulsionar a economia da capital. 

Ao Mais Goiás, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG), presidida pelo empresário Rubens Fileti, destacou que reconhece os esforços iniciais da gestão de Mabel na melhoria da infraestrutura urbana e na busca por eficiência administrativa. A entidade destaca a modernização tecnológica e a tentativa de agilizar processos administrativos como pontos positivos.

Entretanto, a Acieg enfatiza que ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à simplificação e desburocratização de processos, fundamentais para tornar Goiânia mais atrativa a novos investimentos. “É fundamental que a administração municipal intensifique seus esforços para atender às demandas do setor produtivo de maneira eficiente e eficaz”, afirma a entidade, reforçando que a burocracia ainda é um entrave para a competitividade econômica da capital.

A Acieg reitera seu compromisso em colaborar com a Prefeitura de Goiânia e destaca que “com uma gestão mais ágil e transparente, poderemos construir uma Goiânia mais próspera e competitiva”.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRC-GO) também vê com bons olhos a gestão de Sandro Mabel, especialmente pela abertura ao diálogo com a classe contábil. A presidente do CRC-GO, Sucena Hummel, destaca que o prefeito, como contador registrado, tem conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo setor e se comprometeu a modernizar o sistema tributário municipal. “O prefeito demonstra um compromisso genuíno em modernizar e aprimorar a gestão pública, buscando transformar o que ele mesmo chamou de ‘sistema dinossauro’ no Paço Municipal”, ressalta.

Apesar do avanço nas discussões, o CRC-GO aponta que o sistema atual da Prefeitura ainda é considerado ultrapassado, exigindo que muitos serviços sejam realizados presencialmente, o que atrasa processos e gera entraves para os contadores e empresários. “Os contadores utilizam diariamente o site da Prefeitura de Goiânia para registrar, alterar, dar baixa e apurar impostos das empresas da capital. No entanto, o sistema atual, obsoleto e ineficiente, exige que muitos desses processos sejam feitos de forma manual, com a necessidade de deslocamento presencial até o Paço Municipal”, critica a entidade.

Outra preocupação levantada é a eficiência no atendimento aos contadores. “A burocracia excessiva prejudica não apenas os empresários, mas também o desenvolvimento da economia local”, pontua o CRC-GO. A entidade defende a digitalização completa dos procedimentos para a emissão de alvarás e licenças, o que reduziria a burocracia e melhoraria o ambiente de negócios.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) avalia positivamente a gestão de Sandro Mabel, destacando seu perfil técnico e sua atuação para solucionar problemas históricos do município, como limpeza urbana e mobilidade. “Ele tem demonstrado seu perfil gestor, atacando os problemas cruciais do município, como limpeza, mobilidade, saúde e educação”, destaca Marcelo Baiocchi, presidente da entidade.

Baiocchi reconhece que algumas medidas são impopulares, como a eliminação de estacionamentos em grandes avenidas, mas entende que são necessárias para melhorar o trânsito. “Compreendemos que algumas ações são difíceis, mas temos discutido com o prefeito soluções para o comércio, como criar bolsões nas calçadas e incentivos para quem disponibilizar estacionamento”, explica.

A entidade também observa um esforço da gestão municipal para aprimorar a administração financeira da cidade. “Ele tem cuidado da situação financeira do município como fosse su próprio recurso, né? Sem deixar ser mal utilizado, sem deixar que o recurso do município vá ser gasto sem nenhuma parcimônia”, elogiou Baiochi.

Continue Lendo

Deputada Marussa Boldrin lidera sessão solene para entrega da Agenda Legislativa do Agro da CNA

Deputada Marussa Boldrin lidera sessão solene para entrega da…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Documento avalia 87 projetos de lei com impacto direto no setor agropecuário nacional Publicado em: 27/03/2025…
“Se tivesse aqui no 8 de janeiro, estaria preso até agora”, diz Bolsonaro após virar réu

“Se tivesse aqui no 8 de janeiro, estaria preso…

"Eu, preso, vou dar trabalho”, afirmou a jornalistas nesta tarde Publicado em: 26/03/2025 16:33 Última atualização: 26/03/2025 16:37 “Se tivesse aqui…
Thialu Guiotti cobra agilidade na regularização de bares e restaurantes

Thialu Guiotti cobra agilidade na regularização de bares e…

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Vereador propôs ao paço municipal a realização de um mutirão para resolver irregularidades dos estabelecimentos Publicado…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *