Home Política Enquanto Zambelli aguarda julgamento, vítima de ameaça é condenada por difamação
Política

Enquanto Zambelli aguarda julgamento, vítima de ameaça é condenada por difamação

Zambelli havia discutido com Araújo, em uma rua de um bairro nobre de São Paulo, quando passou a persegui-lo com uma arma na mão ao lado de seus apoiadores (veja vídeo abaixo). O jornalista usou de sua coluna no portal Diário do Centro do Mundo para escrever sobre o ocorrido.

A deputada, que se sentiu prejudicada com o que foi escrito, moveu uma ação contra ele. A publicação no Diário foi retirada por ordem judicial.

Carla Zambelli aponta arma na rua

Carla Zambelli aponta arma na rua

O juiz do TJSP Fabricio Reali Zia, afirmou que é possível verificar a intenção de Araújo de difamar a deputada ao escrever em sua coluna no Diário que: “Zambelli, que diz estar com problemas, na verdade, está na crista da onda. Continua no partido pelo qual foi eleita, segue com uma seita de doentes de extrema-direita que a segue incondicionalmente e segue cometendo atrocidades atrás de atrocidades” .

Reali Zia apontou na decisão que foram atribuídos fatos negativos à honra de Zambelli, com o intuito de prejudicar sua reputação e imagem perante terceiros.

Ela também afirmou que sofreu injúria após o jornalista escrever que: “para mim, um homem preto, pobre e com problemas enormes, aquele dia não acabou. Ele faz questão de durar dias e mais dias até hoje. De uma forma cruel. Para ela, uma mulher branca com conexões com pessoas poderosas foi apenas mais um espaço para fazer o picadeiro clássico de uma extrema-direita mesquinha, maldosa e que é mercadora da morte”. Porém, o juiz absolveu Araújo desta parte.

O g1 entrou em contato o advogado Renan Bohus, que defende Araújo, e ele afirmou que discorda da sentença proferida pelo Tribunal e que pretende recorrer. Ele também declarou que vai apresentar na próxima semana um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) por violação à liberdade de imprensa.

“A defesa do Luan discorda da sentença condenatória, pois Luan jamais teve a intenção de difamar a Deputada Carla Zambelli, inclusive Luan é jornalista e estava no exercício de sua profissão, usufruindo do direito constitucional a liberdade de expressão e liberdade de imprensa quando fez críticas ao seguimento político em que a deputada faz parte”.

Julgamento contra Zambelli

A deputada também responde por ter perseguido o jornalista com a arma. Porém, diferentemente de Araújo, seu julgamento ainda está em curso.

Como o blog mostrou, a parlamentar arrolou colegas seus de partido, como Marco Feliciano (PL-SP), Mário Frias (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO) e Marcos Pollon (PL-MS). Feliciano, por exemplo, depõe no dia 26 de junho, às 15h30.

Gilmar marcou as audiências após a PGR (Procuradoria Geral da República) negar a possibilidade de fechar um acordo de não persecução criminal. Zambelli pediu para o Ministério Público ser ouvido antes de o ministro dar andamento ao processo.

Continue Lendo

Celso Amorim afirma que posição da Venezuela é preocupante e diz estar ‘chocado’ decisão de revogar custódia da embaixada argentina

Celso Amorim está na Rússia, em agenda internacional, mas concedeu entrevista pelo...

Maduro revoga custódia brasileira sobre embaixada argentina e gera alerta na diplomacia; veja perguntas e respostas sobre o impasse

Venezuela: Oposição denuncia cerco à embaixada da Argentina Entenda, nesta reportagem, o...

Argentina condena decisão da Venezuela em revogar custódia da embaixada do país

Em nota, o Ministério de Relações Exteriores da Argentina também elogiou a...

Após Venezuela revogar custódia, Brasil avisa que vai representar Argentina até novo país ser escolhido

Itamaraty confirmou que embaixada argentina em Caracas sofreu cerco e corte de...