Nigel Farage, do Partido Reformista, venceu com ampla vantagem na cidade de Clacton-on-Sea. Político prometeu criar movimento para ser mais competitivo nas próximas eleições.
Nigel Farage após ser eleito para o Parlamento do Reino Unido, em 4 de julho de 2024 — Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Nigel Farage, conhecido como “pai do Brexit” e líder da extrema direita pelo Partido Reformista, conseguiu uma vaga no Parlamento do Reino Unido pela 1ª vez, após perder sete eleições. Os resultados da votação geral foram divulgados nesta sexta-feira (5), com vitória esmagadora do Partido Trabalhista pelo país.
Aos 60 anos, Farage foi eleito pelo distrito de Clacton-on-Sea. Em discurso da vitória, ele disse que tem o plano de construir um movimento nacional de massa para os próximos anos. A ideia é ser mais competitivo nas eleições de 2029.
Segundo as projeções da mídia britânica, o Partido Reformista deve ganhar espaço no Parlamento do Reino Unido. Até a última atualização desta reportagem, a legenda havia conquistado 4 assentos, contra 1 da última eleição.
Apesar de nunca ter sido eleito para o Parlamento britânico, Farage teve mandato de duas décadas no Parlamento Europeu. A atuação dele levou os conservadores britânicos a convocarem o referendo de 2016 sobre a adesão à União Europeia, resultando no Brexit.
A principal linha de ataque dos Reformistas no Parlamento do Reino Unido deve ser a imigração. O partido quer limitar a entrada de estrangeiros no país e evitar que recém-chegados recebam benefícios do governo.
Apesar de ter conquistado o terceiro lugar no número total de votos pelo país, os Reformistas devem ter apenas a quinta maior bancada. Isso acontece porque a disputa pelos assentos é feita por distrito eleitoral.
Farage afirmou que o partido conquistou a vice-liderança em dezenas de distritos.
No Reino Unido, Partido Trabalhista conquista vitória esmagadora