Apesar do contato, o PSD deve manter a candidatura do deputado Antonio Brito (BA), segundo apurou a GloboNews e o g1.
A reunião entre Pereira e Kassab aconteceu na manhã desta sexta-feira (30). O tom do encontro foi cordial, segundo fontes próximas, e o pedido do presidente do Republicanos foi uma candidatura única para enfrentar Elmar Nascimento (União Brasil-BA), cotado como possível herdeiro de Arthur Lira (PP-AL).
Kassab, no entanto, teria dito a Pereira que não vê espaço para nem ele nem Brito deixarem a disputa. A avaliação é que as duas candidaturas são fortes.
Há uma expectativa, contudo, de que PSD e Republicanos possam se unir em um eventual segundo turno na disputa.
Para vencer no primeiro turno, o candidato à presidência da Câmara precisa de maioria absoluta dos votantes. Três candidaturas competitivas podem levar a disputa para um segundo turno – neste caso, os dois partidos se uniriam para derrotar Elmar, e podem ter também o apoio do MDB.
Fontes próximas a Kassab dizem que o presidente do PSD “não entra numa disputa para ser derrotado”. Por outro lado, alguns parlamentares dizem que eleger Brito seria o mesmo que dar a presidência da Câmara a Kassab e resistem em dar tanto poder ao partido, que já comanda o Senado e deve compor a próxima Mesa do Senado.
Os pré-candidatos correm para angariar apoios na expectativa de um anúncio de Lira sobre quem irá apoiar na disputa. O presidente da Câmara havia indicado que tomaria uma decisão até sábado (31), mas até o momento não fez o movimento.
Neste sábado (31), o presidente da Câmara estará em São Paulo para um evento. Elmar deve acompanhá-lo na viagem.
A disputa
A disputa pelo comando da Casa tem se concentrado entre Elmar, Brito e Pereira. A expectativa do deputado do União, que lidera o maior bloco da Câmara, conseguir o apoio de Lira o coloca como o nome a ser batido.
O tema ganhou força nesta semana com um encontro entre Lira e Lula para discutir o tema, na quarta-feira (28). Dois dias antes, o presidente da República já tinha dito a líderes da base governista que o Executivo não se envolverá na disputa. Lula também disse que Lira tem direito a tentar fazer seu sucessor.
Enquanto esperam uma decisão do presidente da Câmara, os pré-candidatos se movimentam na tentativa de atrair apoios. Elmar, para os deputados, tem feito movimentos de aproximação com a esquerda. Brito tem como foco se aproximar dos diferentes grupos para conhecer seus eleitores.
Já Marcos Pereira tem buscado aliados políticos fora da Câmara. Antes de ir até Kassab, o deputado do Republicanos buscou Rodrigo Maia, ex-presidente da Casa, e um desafeto de Lira.