Home Cidades Dupla goiana fala sobre desafios da relação piloto/navegador
Cidades

Dupla goiana fala sobre desafios da relação piloto/navegador

Sertões

Lelio Jr e Weberth Moreira, da Fifi Rally Team, competem juntos há quase dez anos, mas a relação da dupla começou antes

Dupla goiana fala sobre desafios da relação piloto/navegador

Lelio Jr e Weberth Moreira, da Fifi Rally Team, competem juntos há quase dez anos. Foto: Divulgação

Victor Pimenta

No mundo do rali, ser um bom piloto não basta para obter bons resultados, com os de carros e UTVs tendo ainda um navegador dentro do veículo. E, para maximizar a performance, para buscar as vitórias e os troféus, como no Sertões, o bom relacionamento entre os dois é fundamental.

O navegador tem múltiplas funções dentro do veículo, sendo a principal delas auxiliar na orientação do piloto durante o trajeto, ‘cantando’ informações sobre distância e os percalços à frente, como curvas, buracos, radares e mais.

Lelio Jr e Weberth Moreira, da Fifi Rally Team, competem juntos há quase dez anos. Mas a relação da dupla começou antes. Com os dois tendo raízes no off road, foram os laços familiares que deu início a esse percurso no mundo do rali.

O Werberth é casado com a minha prima”, disse Lelio. “Quando eu corria, ainda como navegador, o Werberth sempre nos acompanhava. Ele fazia rali de regularidade. Quando eu resolvi pilotar, perguntei se ele não topava. De lá pra cá, uma relação duradoura. É um casamento, basicamente”. -Disse Lélio Junior.

Lelio destaca uma questão importante sobre o relacionamento: no final, a essência do trabalho do navegador é alimentar o piloto com informações.

“Como a minha origem é na navegação, eu entendo bem. E o bom do Weberth é que ele escuta.Tem muito navegador que navega pra si. O navegador tem que entender o seguinte: ele navega para o piloto. Como que o piloto gosta de escutar referência, como que o piloto gosta que cante. O Weberth navega do jeito que eu absorvo mais fácil. Então quanto menos eu precisar pensar, menos eu vou tirar o pé do acelerador pra referência”. – Disse Lélio Junior (piloto).

“Com o tempo, eu comecei a perceber algumas coisas. Dependendo da prova, eu começo a contar uma cureca, mas eu começo a perceber que, do jeito que o cara planejou o rali, dá pra gente passar. Aí eu já deixo de falar para ele. Eu começo a ter as percepções, já sei o que ele pode fazer, e aí a coisa começa a fluir melhor. Então por isso que a convivência é importante”. -Disse Werberth (navegador).

Continue Lendo

Kitão retorna à Câmara após vitória as urnas

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT Tenente Rodolfo Souza estava no posto durante...

Tornozeleira eletrônica prende em triturador e homem perde as pernas no primeiro dia de trabalho

eua Triturador de madeira arrastou os membros inferiores do americano para as...

Gasto dos brasileiros com bets será pesquisado pelo IBGE

jogos Pesquisa também medirá uso do tempo dos brasileiros Publicado em: 09/10/2024...

Roteiro com programação especial de Dia das Crianças em Goiânia

No próximo sábado, 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças...