O filme mostra os conflitos no Vale do Javari e investiga as circunstâncias das mortes de Bruno e Dom. “É um projeto corajoso e poderoso, que leva ao mundo uma mensagem muito importante contra o silenciamento”, disse o júri.
Documentário ‘Vale dos Isolados’ vence prêmio Gabo na categoria imagem — Foto: Reprodução
O filme se debruça sobre o caso do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em 2022, vítimas de uma emboscada. O crime repercutiu no mundo inteiro.
O longa, que é uma produção do Globoplay, plataforma onde está disponível, revela como a negligência do Estado fez ressurgir um ciclo histórico de violência no Vale do Javari, região com o maior número de indígenas isolados do mundo.
Para gravar “Vale dos Isolados”, a equipe passou mais de cem dias na região onde o crime aconteceu, mostrando os conflitos no Vale do Javari e investigando as circunstâncias das mortes de Bruno e Dom.
“É um projeto corajoso e poderoso, que leva ao mundo uma mensagem muito importante contra o silenciamento, através da reconstrução das últimas horas de Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados por negligência estatal na região do Vale do Javari, na Amazônia”, disse o júri, formado por Carmen Aristegui (México), Ana Brigida (Portugal) e Miguel Salazar Aparicio (Colômbia).
Documentário ‘Vale dos Isolados’ vence prêmio Gabo na categoria imagem — Foto: Reprodução/ Globoplay