• Interior
  • 10 de janeiro de 2025
  • No Comment
  • 4
  • 4 minutes read

Documentário produzido nos parques estaduais de Goiás estreia dia 15

Documentário 'Um Parque Para Viver' foi dirigido por Diogo Garcia e filmado em oito unidades de conservação da Semad Publicado…

Documentário ‘Um Parque Para Viver’ foi dirigido por Diogo Garcia e filmado em oito unidades de conservação da Semad

Documentário será exibido pela primeira vez no dia 15 de janeiro (Foto: Divulgação)

Documentário será exibido pela primeira vez no dia 15 de janeiro (Foto: Divulgação)

Acontece no dia 15 de janeiro de 2024 a primeira exibição do documentário “Um Parque Para Viver”, que faz um passeio por oito unidades de conservação administradas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). O filme é dirigido por Diogo Diniz Garcia Gomes e foi produzido entre fevereiro e agosto de 2024. A sessão inaugural ocorre no Teatro Sesc (rua 15, nº 268, no Centro de Goiânia).

As unidades de conservação do Governo de Goiás escolhidas para servir de locação para as filmagens são os parques estaduais da Mata Atlântica (Pema), da Serra de Caldas Novas (Pescan), do Araguaia (PEA), de Terra Ronca (Peter), Águas do Paraíso (Peap), dos Pireneus (PEP), da Serra Dourada (Pesd) e Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). A lista tem ainda uma UC municipal, a “Refúgio de Vida Silvestre Serra da Fortaleza e Serra das Antenas em Quirinópolis”.

O diretor adianta que o documentário combina paisagens com histórias sobre a fauna, flora e hidrografia da região. Há depoimentos de especialistas em meio ambiente, cineastas, publicitários, fotógrafos e apaixonados pela natureza. O filme também explica o que são as unidades de conservação, como são classificadas (em áreas de proteção integral ou uso sustentável) e a importância delas para pesquisa e preservação da biodiversidade.

Documentário exibe espécies

“Um parque Para Viver” foi produzido com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás. Nele aparecem espécies como onça-pintada, onça-preta, veados, cachorro-vinagre, onça-parda, jacarés, botos, aves do Araguaia, mutuns, tatu-canastra, micos e macacos. Toda filmagem nos parques foi acompanhada pelos gestores da Semad.

Cópias do filme serão distribuídas em pendrive para as unidades de conservação estaduais, para a Secretaria de Estado de Cultura, para a Semad e para bibliotecas estaduais. Outras serão entregues para escolas da rede pública. O objetivo da Semad é o de promover sessões públicas e gratuitas de exibição para as comunidades que vivem no entorno dos parques.

A obra será inicialmente inscrita em festivais de cinema. Avalia-se também qual será a melhor forma de disponibilizá-lo para emissoras de TV e plataformas de streaming.

Serviço
Assunto: Lançamento do filme “Um Parque Para Viver”
Data de Lançamento: 15 de janeiro de 2025
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc – Rua 15, 268, Centro, Goiânia
Direção: Diogo Diniz Garcia Gomes
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Continue Lendo

Homem abusa de criança ao notar que avó da vítima não estava perto, em Caldas Novas

Homem abusa de criança ao notar que avó da…

O suspeito se aproveitou da ausência da vó da vítima para cometer os abusos Publicado em: 10/01/2025 17:57 O suspeito foi…
Pesquisa do IBGE aponta crescimento de 7,6% no comércio goiano

Pesquisa do IBGE aponta crescimento de 7,6% no comércio…

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosmético estão no topo dos itens mais vendidos Publicado em: 10/01/2025 17:33 Alta foi…
Funcionário de obra é preso por tentativa de homicídio e tráfico em Goianésia

Funcionário de obra é preso por tentativa de homicídio…

Crime foi cometido durante o expediente contra um desafeto Publicado em: 10/01/2025 17:32 (Foto: Reprodução / PMGO) Um homem de 24…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *