- Esportes
- 12 de março de 2025
- No Comment
- 11
- 3 minutes read
Corinthians tenta repetir virada que só aconteceu duas vezes neste século
Para chegar à fase de grupos, o Timão precisa reverter uma desvantagem de três gols de diferença Publicado em: 12/03/2025…
Para chegar à fase de grupos, o Timão precisa reverter uma desvantagem de três gols de diferença

Foto: Conmebol
Derrotado por 3 a 0 no jogo de ida da terceira fase da Libertadores, o Corinthians precisará de um milagre nesta quarta-feira (12/03), contra o Barcelona, do Equador, para chegar à fase de grupos da competição internacional. O Timão precisará repetir uma virada que só aconteceu no torneio em duas oportunidades neste século.
De acordo com dados do site “Globo Esporte”, apenas a Universidad de Chile, em 2012, e o River Plate, em 2017, conseguiram a classificação depois de perder o primeiro jogo por três ou mais gols de diferença. As únicas exceções têm a ver com a altitude. Estatisticamente, 96,6% dos casos de desvantagem como a do Corinthians terminam em eliminação.
Em 2012, ano que o clube paulista conquistou a Libertadores pela primeira e única vez em sua história, a La U chegou às quartas de final mesmo após ter sido goleada por 4 a 1 pelo Deportivo Quito, do Equador, no primeiro jogo. Na volta, em território chileno, a Universidad de Chile fez 6 a 0 e acabou se classificando para enfrentar o Libertad, do Paraguai, nas quartas de final daquele ano.
Cinco anos depois, foi a vez do River Plate entrar para a estatística. Pelas quartas de final, a equipe argentina perdeu para o Jorge Wilstermann, da Bolívia, na ida, pelos mesmos 3 a 0 que o Corinthians que o Corinthians foi superado pelo Barcelona. No duelo decisivo, sem sustos, os millionarios atropelaram os bolivianos por 8 a 0 e avançaram. Naquela temporada, o Grêmio terminaria como campeão.
Além do Timão, outros três clubes brasileiros já estiveram diante deste mesmo cenário. Nenhum deles avançou à fase seguinte. Em 2007, pelas oitavas de final, o Flamengo acabou sendo superado pelo Defensor, do Uruguai. Na final daquele mesmo ano, o Grêmio ficou com o vice-campeonato depois de perder para o Boca Juniors. Já em 2018, o Santos caiu para o Independiente, nas oitavas de final.