TURISMO
Um berço cultural e histórico de Goiás
Foto: Reprodução
A Cidade de Goiás, carinhosamente apelidada de Goiás Velho, fica a cerca de 142 km de Goiânia e abriga em suas ruas grande parte da história do estado. Este tesouro histórico é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, um título conquistado por retratar em suas ruas o passado do país.
Com um toque de charme em suas ruas de pedra, Goiás Velho preserva tradições que transcendem o tempo. A Semana Santa, marcada pela Procissão do Fogaréu, atrai visitantes de todos os cantos do Brasil. A cidade também se destaca como berço da poetisa Cora Coralina, cuja residência é agora um museu frequentado por admiradores. Para os amantes de arquitetura sacra, as igrejas da cidade são parada obrigatória. Para os mais aventureiros a dica é se refrescar nas cachoeiras e rios da cidade, como a Cachoeira das Andorinhas.
Gastronomia
A culinária de Goiás Velho é uma verdadeira festa de sabores que reflete a riqueza da cultura gastronômica goiana. Vale experimentar o famoso empadão goiano à pamonha e ao arroz com pequi, biscoitos e pães de queijos e não esqueça dos doces, como o de leite, goiabada cascão e doce de abóbora e o famoso doce cristalizado, que foram eternizados nos versos de Cora Coralina.
Lazer
Museu Casa de Cora Coralina
Residência com história desde 1770, é o tesouro que preserva a memória da poetisa Cora Coralina. Visitas guiadas proporcionam uma imersão na vida e obra da escritora.
Museu Palácio Conde dos Arcos
Construído em 1751, o palácio narra a história dos governadores de Goiás. Uma jornada visual pelos tempos coloniais.
Museu das Bandeiras
Antiga Câmara e Cadeia de 1766, abriga mais de 500 objetos que contam a presença negra, indígena e portuguesa em Goiás.
Museu de Arte Sacra da Boa Morte
Testemunha da fé, abriga mais de 900 peças, incluindo arte sacra de José Joaquim da Veiga Valle.
Igreja Nossa Senhora do Rosário:
Construída em 1734, com fachadas góticas e pinturas de Nazareno Confaloni, é uma jóia
Cachoeira Serra das Orquídeas
Batizada em homenagem ao Hotel Fazenda Serra das Orquídeas, essa cachoeira é um oásis escondido logo após o grande declive da Serra Dourada, na chegada à Cidade de Goiás. A entrada pela Pousada Clube Serra das Orquídeas, no Km 120, revela uma queda d’água que convida à contemplação e ao relaxamento.
Cachoeira das Andorinhas
Dentro da fazenda Tucum, a 6 km da cidade, a Cachoeira das Andorinhas exibe uma beleza singular. Com apenas 9 metros de altura, suas formações rochosas de arenito e pedra-sabão proporcionam um cenário cativante. O acesso, por estrada de terra, conduz os aventureiros por uma trilha de 500 metros através de uma mata ciliar, recompensando com águas puras e a presença das andorinhas.
Cachoeira da Carioca
Localizada no perímetro urbano de Goiás Velho, a Cachoeira da Carioca oferece mais do que uma queda d’água refrescante. Com amplas dependências ao redor, permite que os visitantes armem barracas para um dia de lazer.
Leia também: Conheça Goiás: veja o que fazer em Caiapônia (GO)