- Interior
- 17 de dezembro de 2024
- No Comment
- 4
- 4 minutes read
Comer panetone ‘reprova’ no teste do bafômetro por alguns minutos, diz Detran Goiás
Comer panetone ‘reprova’ no teste do bafômetro por alguns minutos, diz Detran Goiás "Álcool presente no alimento não é absorvido…
Comer panetone ‘reprova’ no teste do bafômetro por alguns minutos, diz Detran Goiás
“Álcool presente no alimento não é absorvido pelo organismo e fica somente na boca. Então, depois de dois minutos, ele já não aparecerá no teste do etilômetro”, explica o órgão
Comer panetone ‘reprova’ no teste do bafômetro por alguns minutos, diz Detran Goiás (Foto: Reprodução – Instagram)
O Detran Goiás publicou em suas redes sociais um teste que mostra que o bafômetro pode ‘reprovar’ após o consumo de panetone. O órgão ressalta, contudo, que “o álcool presente no alimento não é absorvido pelo organismo e fica somente na boca. Então, depois de dois minutos, ele já não aparecerá no teste do etilômetro”.
A campanha foi feita pelo Detran Goiás para alertar contra o uso de álcool para quem for dirigir. “O panetone está liberado, mas se beber não dirija”, diz trecho da publicação.
No vídeo divulgado pelo órgão, uma apresentadora come o doce ao lado do presidente do Detran, Delegado Waldir, e faz o teste imediatamente. O resultado é 0,12 mg/l, ou seja, está impossibilitada de dirigir, conforme a legislação – ao menos pelos próximos minutos. Logo em seguida, ela bebe água, aguarda alguns instantes e repete o exame: 0 mg/l.
Depois, o Delegado Waldir também comeu o panetone e realizou o teste. O primeiro resultado foi 0,23 mg/l. Ele, então, bebeu a água e soprou novamente o equipamento, chegando a 0 mg/l.
No teste do etilômetro, de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l, a legislação prevê infração gravíssima. Igual ou acima de 0,34 mg/l já é crime de trânsito.
LEIA TAMBÉM:
Álcool no pão de forma? Detran-GO explica que consumo pode acusar no bafômetro