• Esportes
  • 22 de novembro de 2024
  • No Comment
  • 73
  • 5 minutes read

Com voto de Moraes, STF forma maioria para manter prisão de Robinho no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria contra o pedido de soltura do ex-jogador Robinho, de 40 anos Publicado em:…

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria contra o pedido de soltura do ex-jogador Robinho, de 40 anos

Foto: Reprodução

(POR AGÊNCIA O GLOBO) O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria contra o pedido de soltura do ex-jogador Robinho, de 40 anos, que segue preso na Penitenciária II de Tremembé, em São Paulo, onde cumpre pena por condenação em caso de estupro. Com isso, o tribunal decide que o ex-jogador deve cumprir a sua pena de prisão no Brasil.

A Corte retomou o julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa de Robinho em plenário virtual, quando os ministros inserem seus votos no sistema. A análise havia sido interrompida em setembro, quando o ministro Gilmar Mendes pediu vista. Até o momento, o relator, Luiz Fux, e os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes votaram contra o pedido de liberdade.

Além disso, A Procuradoria-Geral da República (PGR) também recomendou a rejeição de um recurso da defesa, que questionava o cálculo da pena. Apenas Gilmar Mendes votou a favor da soltura. Os demais ministros têm até o dia 26 para se manifestar.

O último voto apresentado havia sido o de Cármen, a única mulher no Plenário da Corte. Ela apontou que mulheres são vítimas de crimes mundo afora e defende punição para que casos como este não se repitam.

“Mulheres em todo o mundo são submetidas a crimes como o de que aqui se cuida, causando agravo de inegável intensidade a quem seja a vítima direta, e também a vítima indireta, que é toda e cada mulher do mundo, numa cultura, que ainda se demonstra desgraçadamente presente, de violação à dignidade de todas. A impunidade pela prática desses crimes é mais que um descaso, é um incentivo permanente à continuidade desse estado de coisas de desumanidade e cinismo, instalado contra todas as mulheres em todos os cantos do planeta, a despeito das normas jurídicas impositivas de respeito ao direito à vida digna de todas as pessoas humanas”, escreveu a ministra.

O ex-jogador foi condenado em todas as instâncias da Justiça italiana e teve a extradição solicitada pelo Ministério Público de Milão. No entanto, a Constituição brasileira proíbe a extradição de cidadãos natos para cumprimento de pena em outro país.

Em março, por nove votos a dois, o STJ determinou a homologação da pena da justiça italiana no Brasil. Em seguida, estabeleceram que a prisão imediata deveria ser imediata, e Robinho foi preso no dia seguinte.

Apenas o ministro Gilmar Mendes votou a favor de libertar Robinho. Segundo o ministro, não pode haver a transferência da execução de pena da Itália para o Brasil, e que isso “não gera impunidade alguma, pois nada impede que a lei brasileira venha a alcançar a imputação realizada na Itália contra o paciente”.

Em relação à prisão, o ministro disse entender que ela só pode ocorrer quando a decisão do STJ que homologou a sentença proferida no exterior tiver transitado em todas as instâncias.

— Se, ainda não julgado recurso extraordinário, não pode ser preso em antecipação de pena o acusado condenado por tribunais brasileiros (ainda quando mantida a sanção pelo STJ), seria possível admitir tal espécie de privação de liberdade quando, naquela mesma situação processual, o acusado encontra-se condenado por deliberação advinda de outros países? Segundo minha convicção, a resposta a tal pergunta é desenganadamente negativa— ressaltou.

Continue Lendo

Lewandowski desfalca o Barcelona na grande final contra o…

Neste sábado (26/4), a partir das 17h (horário de Brasília), o Estádio La Cartuja, em Sevilla, será palco de mais um…
Goiânia anuncia nova comissão técnica para a Série D

Goiânia anuncia nova comissão técnica para a Série D

O novo técnico do Goiânia para a Série D, Vinícius Munhoz, estava no Ituano, na disputa do Campeonato Paulista Série A2…
Palmeiras responde provocações do Corinthians com post nas redes sociais

Palmeiras responde provocações do Corinthians com post nas redes…

O Palmeiras também provocou o Corinthians com sua classificação para disputar o Super Mundial de Clubes deste ano Publicado em: 26/04/2025…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *