COLUNA DO BOSCO BITTENCOURT
Ex-ministro analisa cenário para 2026
Ciro: críticas a Tarcísio e Zema (foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O nome do governador Ronaldo Caiado (UB) foi destacado pelo ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), como bom quadro da direita para disputa presidencial. “É um belo de um cara, eu conheço mais de perto: um médico, tem espírito público, é um bom administrador. Já foi candidato a presidente lá atrás”, disse em entrevista ao canal My News.
Ciro analisou o cenário que se desenha para o pleito de 2026 e criticou os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), cotados para herdar o espólio eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tarcísio foi considerado pelo ex-ministro como radical de oportunidade e Zema, resumidamente, como “fim da picada”.
A fala de Ciro Gomes mostra que o nome de Caiado tem ganhado força como um representante “equilibrado” da direita, capaz de aglutinar lideranças e defender a pauta conservadora, que faz parte do seu histórico de mais de 35 anos de vida pública.
O enfraquecimento do governo federal é outra oportunidade. “Pelo movimento da economia, a população vai votar contra o governo e pela guerra cultural, o janjismo, vai perder a eleição no governo”, afirmou ao criticar o protagonismo da primeira-dama Janja no Planalto.