Home Cidades Chuvas intensas podem agravar situação de desabamento em rua de Goiânia, avalia especialista
Cidades

Chuvas intensas podem agravar situação de desabamento em rua de Goiânia, avalia especialista

AVALIAÇÃO

Especialista alerta em aumento de danos com fortes chuvas previstas

Domingos Ketelbey

Desabamento em Rua do Setor Marista, em Goiânia

Desabamento em Rua do Setor Marista (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

As fortes chuvas previstas para Goiânia nos próximos dias podem agravar a situação do desabamento de parte da Rua 1128, no Setor Marista, na madrugada desta segunda-feira (15). O caso foi tão grave que moradores de dois prédios da via tiveram de evacuar os locais. Ninguém se feriu.

Segundo o engenheiro civil Laércio Neto, especialista em projetos de estruturas e fundações, as chuvas intensas podem saturar o solo, aumentando o peso dele e reduzindo sua resistência. Se a área já estiver comprometida devido ao desabamento, as precipitações podem piorar a situação.

“A chuva provocou uma grande erosão ali, e como a área está exposta devido ao desabamento, isso pode resultar em mais instabilidade do terreno”, explica Neto.

O engenheiro deixa claro que não dá para responsabilizar alguém no atual momento, mas destaca que a água infiltrada no solo também pode aumentar a pressão nos estratos subsuperficiais, influenciando negativamente a estabilidade das estruturas de fundações existentes. Se a cratera abrir mais devido à chuva também existe o risco de novos deslizamentos de solo, o que pode comprometer ainda mais as estruturas circundantes.

“Diante da situação crítica, é essencial realizar uma avaliação minuciosa da área por engenheiros geotécnicos e estruturais”, afirma Neto. “Esses profissionais podem conduzir análises de estabilidade do solo, avaliar a integridade das fundações e sugerir medidas de mitigação”, avaliou.

Para que haja uma contenção e mitigação dos danos, será necessário o acompanhamento e monitoramento para detectar as mudanças do solo de agora em diante. “Utilizar instrumentação geotécnica para monitorar a pressão da água, a inclinação do terreno e outros indicadores relevantes”, pontua.

“Por fim, realizar um reforço estrutural, avaliar a integridade estrutural dos edifícios afetados e implementar medidas de reforço, se necessário. Reforçar as fundações existentes ou considerar a instalação de novas fundações”, completou. 

Famílias foram encaminhadas para hotel, diz incorporadora

A Opus Incorporadora emitiu nota após parte da Rua 1128 desabar no Setor Marista, em Goiânia, na madrugada desta segunda-feira (15). Segundo a construtora, algumas famílias foram retiradas de um prédio residencial por precaução. Elas foram levadas para hotéis e não correm risco de morrer.

Em nota, a construtora disse que investiga o ocorrido para determinar as causas. As equipes técnicas também trabalham para “reparar todos os danos o mais rápido possível”.

A Opus disse ainda que, neste primeiro momento, a prioridade da empresa foi visitar as construções vizinhas, “onde não foram identificados riscos para os moradores”. No entanto, “por precaução”, o local foi evacuado e as famílias acomodadas em hotéis.

Continue Lendo

Joia quer retomada após meses fora por lesão que acabou com Abel

Futebol de Base Figueiredo era um dos principais nomes da geração que...

Notebook levado para conserto tinha pornografia infantil e dono é preso em Aparecida

MANUTENÇÃO Policiais encontraram mais de 200 arquivos com abuso sexual infantil, além...

Caminhoneiro é flagrado sem cinto, embriagado e com toxicológico vencido em Formosa

IRREGULARIDADES Caminhão também apresentava condições precárias Publicado em: 09/10/2024 15:06 Caminhoneiro é...

Paraquedas falha e coronel do Exército morre durante treinamento em Nerópolis

LUTO Coronel acionou o paraquedas reserva, mas como o oficial não tinha...