AVALIAÇÃO
Especialista alerta em aumento de danos com fortes chuvas previstas
Desabamento em Rua do Setor Marista (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)
As fortes chuvas previstas para Goiânia nos próximos dias podem agravar a situação do desabamento de parte da Rua 1128, no Setor Marista, na madrugada desta segunda-feira (15). O caso foi tão grave que moradores de dois prédios da via tiveram de evacuar os locais. Ninguém se feriu.
Segundo o engenheiro civil Laércio Neto, especialista em projetos de estruturas e fundações, as chuvas intensas podem saturar o solo, aumentando o peso dele e reduzindo sua resistência. Se a área já estiver comprometida devido ao desabamento, as precipitações podem piorar a situação.
“A chuva provocou uma grande erosão ali, e como a área está exposta devido ao desabamento, isso pode resultar em mais instabilidade do terreno”, explica Neto.
O engenheiro deixa claro que não dá para responsabilizar alguém no atual momento, mas destaca que a água infiltrada no solo também pode aumentar a pressão nos estratos subsuperficiais, influenciando negativamente a estabilidade das estruturas de fundações existentes. Se a cratera abrir mais devido à chuva também existe o risco de novos deslizamentos de solo, o que pode comprometer ainda mais as estruturas circundantes.
“Diante da situação crítica, é essencial realizar uma avaliação minuciosa da área por engenheiros geotécnicos e estruturais”, afirma Neto. “Esses profissionais podem conduzir análises de estabilidade do solo, avaliar a integridade das fundações e sugerir medidas de mitigação”, avaliou.
Para que haja uma contenção e mitigação dos danos, será necessário o acompanhamento e monitoramento para detectar as mudanças do solo de agora em diante. “Utilizar instrumentação geotécnica para monitorar a pressão da água, a inclinação do terreno e outros indicadores relevantes”, pontua.
“Por fim, realizar um reforço estrutural, avaliar a integridade estrutural dos edifícios afetados e implementar medidas de reforço, se necessário. Reforçar as fundações existentes ou considerar a instalação de novas fundações”, completou.
Famílias foram encaminhadas para hotel, diz incorporadora
A Opus Incorporadora emitiu nota após parte da Rua 1128 desabar no Setor Marista, em Goiânia, na madrugada desta segunda-feira (15). Segundo a construtora, algumas famílias foram retiradas de um prédio residencial por precaução. Elas foram levadas para hotéis e não correm risco de morrer.
Em nota, a construtora disse que investiga o ocorrido para determinar as causas. As equipes técnicas também trabalham para “reparar todos os danos o mais rápido possível”.
A Opus disse ainda que, neste primeiro momento, a prioridade da empresa foi visitar as construções vizinhas, “onde não foram identificados riscos para os moradores”. No entanto, “por precaução”, o local foi evacuado e as famílias acomodadas em hotéis.