Home Política CCJ da Câmara aprova proposta que inclui imunoterapia nos protocolos de tratamento do câncer
Política

CCJ da Câmara aprova proposta que inclui imunoterapia nos protocolos de tratamento do câncer

O texto prevê a adoção do procedimento nos tratamentos em que o seu uso tiver resultado “superior ou mais seguro”, em comparação às “opções tradicionais” de combate ao câncer. Segundo a proposta, caberá ao governo regulamentar a inclusão da técnica no SUS.

A imunoterapia é um tratamento que, a partir de medicamentos, estimula e fortalece o próprio sistema imunológico do paciente a atacar as células cancerígenas. Considerada cara, a técnica tem sido adotada nos tratamentos contra alguns tipos de tumor, como renal e de pele.

A geneticista Lygia da Veiga Pereira fala sobre imunoterapia

A geneticista Lygia da Veiga Pereira fala sobre imunoterapia

Aprovado em caráter terminativo pela CCJ, o projeto deve seguir diretamente para a análise do Senado, caso não haja recurso para votação no plenário principal da Câmara.

As mudanças feitas pela proposta alteram a Lei Orgânica da Saúde, que regulamenta o SUS.

Pelo texto, a inclusão da imunoterapia no rol de tratamentos de câncer deverá ser feita por meio dos chamados Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs). Os PCDTs são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico e os tratamentos e medicamentos que devem ser seguidos pelos gestores do SUS no combate a doenças.

Relatora do projeto na Comissão de Seguridade Social, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) avaliou que a inclusão da imunoterapia no SUS é “benéfica aos seus usuários”.

“Especialmente considerando que a proposição em análise ressalta a necessidade de constar em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, e que não será dispensada a avaliação de novas tecnologias para sua incorporação”, afirmou.

Continue Lendo

Lira avalia anunciar em breve Hugo Motta como seu candidato na Câmara

Mais cedo, Lira participou de uma celebração do aniversário de Motta na...

Eleição em SP: TV e máquina municipal funcionam para Nunes; Boulos vai precisar trabalhar por voto útil se quiser ir ao 2º turno

No macro, mantêm-se o empate triplo: O prefeito Ricardo Nunes (MDB) marca...

Contra clima extremo, Marina defende estancar ‘sangria’ de regularização de terras ilegalmente desmatadas

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou...

Quaest: Nunes tem 24%, Marçal, 23% e Boulos, 21%, e mantêm empate técnico triplo

No 2º pelotão estão empatados os candidatos José Luiz Datena (PSDB), e...