• Esportes
  • 29 de março de 2025
  • No Comment
  • 31
  • 4 minutes read

Brasileirão com novidades: entenda as mudanças que vão impactar os jogos

Confira as novidades para a temporada deste ano do Brasileirão Série A, competição que começa neste sábado (29/3) com seis…

Confira as novidades para a temporada deste ano do Brasileirão Série A, competição que começa neste sábado (29/3) com seis partidas

Brasileirão começa com novidades para esta temporada

Foto: Reprodução

O Campeonato Brasileiro Série A terá início neste fim de semana, com seis partidas marcando uma rodada de abertura e a conclusão apenas na segunda-feira (31/3). Além da expectativa pela competição, a edição deste ano traz importantes mudanças nas regras, aumenta a fluidez das partidas e garante mais justiça nas decisões de arbitragem. Entre as novidades, destacam-se o sistema de bolas múltiplas, o combate à cera, um protocolo antirracismo mais específico e alterações no tempo de posse dos goleiros.

Uma das principais novidades é o Sistema de Bolas Múltiplas (SBM) , que distribuiu 14 bolas em suportes espalhados ao redor do campo , com o objetivo de evitar atrasos no reinício do jogo. Os gandulas não poderão mais entregar a bola diretamente aos jogadores, apenas reposicioná-las nos suportes. No entanto, os atletas poderão pegar a bola diretamente das mãos dos gandulas, caso necessário. Segundo Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, a medida busca coibir o “sumiço de bolas” e conflitos entre jogadores e gandulas.

Outra mudança significativa é uma nova regra para o combate à cera , especialmente para os goleiros. Agora, o tempo máximo que um arqueiro pode segurar a bola nas mãos será de oito segundos . Caso ultrapasse esse limite, será concedido escanteio para o time adversário . Antes, a regra estabelecia um limite de seis segundos, com proteção de tiro livre indiretamente, mas raramente era aplicada. O Brasileirão será a primeira grande liga do mundo a adotar essa mudança. Além disso, a arbitragem terá mais rigor contra simulações e apenas os capitães poderão reclamar das decisões, sob pena de cartão amarelo para os demais jogadores.

Outro avanço importante é a implementação do Protocolo Global de Combate ao Racismo , já utilizado no Brasileirão Feminino. Jogadores, arbitragem e oficiais poderão denunciar atos racistas através de um gesto de braços cruzados em formato de “X” , sinalizando a necessidade de intervenção. O campeonato também seguirá o Protocolo de Concussão da Fifa , permitindo uma substituição extra em casos de choque na cabeça. Além disso, o torneio será pausado durante as Datas FIFA e o Mundial de Clubes , garantindo que equipes com jogadores convocados tenham pelo menos 48 horas de descanso antes de entrarem em campo pelo Brasileirão.

Continue Lendo

Em busca da primeira vitória na Sul-Americana, Corinthians encara Racing-URU

Em busca da primeira vitória na Sul-Americana, Corinthians encara…

Ainda sem técnico, mas com reforços liberados pelo DM equipe paulista entra em campo nesta quinta-feira (24/4), pela Sul-Americana Publicado em:…
Mancini admite que Goiás liga “sinal de alerta” após vice na Copa Verde

Mancini admite que Goiás liga “sinal de alerta” após…

Goiás vacila no fim, perde título nos pênaltis para o Paysandu e também a vaga na Copa do Brasil na próxima…
Goiás leva empate no fim e perde final da Copa Verde nos pênaltis para o Paysandu

Goiás leva empate no fim e perde final da…

Paysandu chegou ao penta da Copa Verde Publicado em: 23/04/2025 23:55 Foto: Heber Gomes Não deu para o Goiás. O Esmeraldino…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *