• Interior
  • 5 de março de 2025
  • No Comment
  • 8
  • 5 minutes read

Biólogo do IF Goiano é suspeito de falsificar revisões científicas em periódico internacional

Repercussão internacional Professor alega ter sido vítima de ataque hacker e contesta acusações Publicado em: 05/03/2025 10:41 Última atualização: 05/03/2025…

Repercussão internacional

Professor alega ter sido vítima de ataque hacker e contesta acusações

A imagem é ilustrativa de um biólogo manipulando material de pesquisa em laboratório

o biólogo falsificou revisão, levou à retratação de mais de 40 artigos (Foto: Freepik)

Um biólogo do Instituto Federal Goiano (IF) de Urutaí é suspeito de falsificar pelo menos 34 revisões científicas vinculadas a publicações internacionais. O caso de possível fraude é divulgado pela renomada revista Science e gera repercussões internacionais. Em Goiás, a instituição analisa o assunto por meio de uma comissão investigadora que definirá os rumos legais e éticos a serem atribuídos ao professor, ligado ao Departamento de Ciências Biológicas do referido campus.

O procedimento questionado é a revisão por pares, processo essencial para a validação científica, que envolve a análise de especialistas independentes. A acusação é de que professor Guilherme Malafaia Pinto teria criado e-mails falsos com nomes de outros cientistas para se passar por revisor de seus próprios artigos e garantir sua aprovação na revista Science of The Total Environment (Stoten). O docente, por outro lado, nega envolvimento em fraudes.

Conforme a plataforma Retraction Watch, especializada no acompanhamento de artigos científicos cancelados, Malafaia teve 34 estudos retratados, todos originalmente publicados na Stoten. Segundo a publicação, as supostas fraudes não exigiram estratégias complexas para concretização, pois a própria Stoten pediu a Malafaia sugestões de possíveis revisores.

Em quase todos os casos, Malafaia tinha coautores, mas era o “autor correspondente”, responsável pelo contato com os editores. A descoberta das irregularidades aconteceu em novembro de 2024 e veio à tona no início de dezembro do mesmo ano.

Biólogo do IF Goiano acusado de falsificar revisões científicas afirma que teve e-mail hackeado

Em sua defesa, Malafaia expressou preocupação com as acusações, citando ataques sofridos por seus familiares e coautores desde a divulgação das retratações. Ele afirma que pode provar que sua conta de e-mail foi hackeada e sugere que o objetivo da fraude seria minar a credibilidade do sistema de revisão por pares.

Malafaia também compartilhou uma carta de 28 páginas escrita em inglês, em que menciona o “impacto devastador que as acusações tiveram na carreira e vida pessoal”. “Afetaram minha família, alunos e colegas que confiaram no meu trabalho. Essas ações questionam anos de dedicação à pesquisa e ao ensino, refletindo a fragilidade de um sistema que deveria garantir justiça e imparcialidade”.

Ele acrescenta que não está acusando ninguém, mas busca compreender e dialogar sobre a situação que considera injusta e desproporcional.

Atualmente, Malafaia é professor no Departamento de Ciências Biológicas do Campus de Urutaí, no IF Goiano. É mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e concluiu sete estágios de pós-doutorado em instituições no Brasil e no exterior. A Elsevier, editora do periódico Stoten, decidiu retirar os artigos de Malafaia da publicação e está investigando mais 13 estudos de sua autoria.

O Mais Goiás entrou em contato com o IF Goiano de Urutaí, mas, até o momento, não obteve resposta. O portal também tenta contato com o professor. O espaço segue disponível.

Continue Lendo

PCGO faz operação contra grupo que vendia drogas pelas redes sociais

PCGO faz operação contra grupo que vendia drogas pelas…

Segundo a corporação, a quadrilha atuava em cidades goianas, principalmente em Anápolis Publicado em: 27/03/2025 10:10 A Polícia Civil de Goiás…
Pontos de reciclagem são fiscalizados em operação na região Oeste de Goiânia

Pontos de reciclagem são fiscalizados em operação na região…

Os três endereços vistoriados foram alvo de medidas disciplinares Publicado em: 27/03/2025 9:00 Última atualização: 27/03/2025 9:01 Equipes fiscalizam locais na…
Hortifrúti tem variação de preços de até 375,71% em Goiânia

Hortifrúti tem variação de preços de até 375,71% em…

Levantamento foi realizado entre os dias 21 e 24 de março em nove estabelecimentos comerciais da capital. Publicado em: 27/03/2025 8:36…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *