Home Mundo Beryl ganha força novamente e atinge categoria de furacão ao se aproximar do Texas
Mundo

Beryl ganha força novamente e atinge categoria de furacão ao se aproximar do Texas

A National Huricane Center (NHC) emitiu uma atualização nesta madrugada colocando o agora furacão a menos de 50 quilômetros a sudeste de Matagorda, no Texas. Os ventos registados foram de 128,7 km/h. Um alerta de furacão está em vigor para a costa do estado americano.

Com a aproximação do Beryl, autoridades do Texas alertaram para a possibilidade de cortes de energia e inundações. Também há preocupação para as baixas taxas de evacuação.

Furacão Beryl se aproxima da costa do Texas, nos Estados Unidos. — Foto: Jennifer Reynolds/The Galveston County Daily News via AP

“Algo que nos preocupa um pouca é que olhamos todas as estradas que saem da costa e os mapas ainda estão verdes”, cometa o vice-governador do Texas, Dan Patrick.

Primeira tempestade tropical a se transforma em um furacão de categoria 5 no Atlântico, o Beryl causou ao menos 11 mortes ao passar pelo Caribe.

O fenômeno de rápido desenvolvimento indica uma água aquecida no Oceano Atlântico e Caribe, o que pode ser uma amostra do que a região deve enfrentar na temporada de tempestades.

Escala

Segundo o NHC, o furacão Beryl perdeu força após a passagem pela Jamaica, sendo reclassificado para a categoria 3. Ainda durante a quinta-feira, o fenômeno desceu mais um degrau, indo para a categoria 2.

No entanto, ao avançar para o México, o furacão voltou para a categoria 3 na escala Saffir-Simpson. Neste domingo, ganhou ainda mais força, sendo reclassificado.

Veja abaixo como a escala funciona:

  • Categoria 1: potencial de causar alguns danos, com ventos de 119 a 153 km/h. Pode causar danos ao telhado, quebrar galhos grandes de árvores e linhas de energia;
  • Categoria 2: potencial de causar grandes danos, ventos de 154 km/h a 177 km/h. Casas podem sofrer danos estruturais. Árvores são arrancadas e bloqueiam estradas. Interrupções de energia são frequentes;
  • Categoria 3: potencial de causar danos devastadores, com ventos de 178 km/h a 208 km/h. Grandes danos a construções. Muitas árvores serão quebradas ou arrancadas. Eletricidade e água podem ficar indisponíveis;
  • Categoria 4: potencial de causar danos catastróficos, com ventos de 209 km/h a 251 km/h. Casas podem ser derrubadas, assim como postes de energia, com prejuízos à rede por semanas ou meses;
  • Categoria 5: potencial de causar danos catastróficos, com ventos de mais de 252 km/h. Muitas casas serão destruídas, com colapso da parede e perda do telhado. Áreas residenciais ficarão isoladas. Potencial de áreas ficarem inabitáveis por semanas ou meses.

Avião de pesquisa dos EUA voa dentro do olho do furacão Beryl

Avião de pesquisa dos EUA voa dentro do olho do furacão Beryl

Continue Lendo

Bodybuilder que comia 16.500 calorias diárias morre aos 36 anos após parada cardíaca

Atleta da Bielorússia Illia ‘Golem’ Yefimchyk foi ressuscitado pelos médicos, mas teve...

Francês que drogava esposa para que fosse estuprada também confessa ataque a corretora de imóveis: ‘Impulso’

O caso ocorreu em 1999. Marion, na época com 19 anos, foi...

Congresso da Espanha reconhece Edmundo González como presidente eleito da Venezuela

Segundo a agência de notícia Reuters, no entanto, o primeiro-ministro espanhol não...

Nova Orleans se prepara para chegada do furacão Francine; autoridades ordenam remoções de áreas de risco

As autoridades de Nova Orleans e do estado da Louisiana, nos EUA,...