- Esportes
- 1 de novembro de 2024
- No Comment
- 10
- 3 minutes read
Atleta goiana conquista 3 medalhas no Mundial de Natação Paralímpica Escolar
Gabrielly Vitória levou o ouro nos 50m livres, prata nos 200m livres e bronze nos 50m costas. Publicado em: 31/10/2024…
Gabrielly Vitória levou o ouro nos 50m livres, prata nos 200m livres e bronze nos 50m costas.
Gabrielly Vitória, de 15 anos, com suas medalhas do mundial. Foto: Divulgação
O estado de Goiás foi muito bem representado no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica Escolar. Na competição realizada no Bahrein, a goiana Gabrielly Vitória, de 15 anos, conquistou três medalhas, incluindo ouro nos 50 metros livres, prata nos 200 metros livres e bronze nos 50 metros costas.
Gabrielly, que nasceu com paralisia cerebral, iniciou na natação em 2019 por indicação médica, como uma alternativa de reabilitação. Seu talento logo despontou, e ela ingressou no esporte de alto rendimento. Desde os primeiros anos, a nadadora já acumulava medalhas nas Paralimpíadas Escolares.
Neste ano, a jovem se destacou no Campeonato Brasileiro Sub-18, conquistando pódios e uma vaga na seleção brasileira, o que a credenciou para disputar o Mundial.
“A natação fez uma diferença enorme na minha vida. Antes, eu tinha vergonha da minha deficiência, mas ao entrar no Paradesporto, conheci atletas incríveis que compartilham a mesma condição. Isso mudou minha visão”, compartilhou Gabrielly.
Sobre as conquistas do mundial, ela completou: “Estou muito feliz em trazer essas medalhas e dar orgulho ao meu país e ao meu estado”.
O secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, celebrou as conquistas de Gabrielly: “Aos 15 anos, ela se coloca no mais alto nível do esporte mundial. É um orgulho saber que um projeto do Governo de Goiás ajudou a desenvolver esse talento, levando a bandeira de Goiás ao topo”.
Outros resultados
A natação paralímpica de Goiás continua brilhando em outras competições. Nirondes Aguiar, de 18 anos, conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-20, realizado em São Paulo, levando prata nos 100 metros livres e ouro nos 50 metros peito.