• Interior
  • 10 de março de 2025
  • No Comment
  • 5
  • 4 minutes read

Após quase 9 meses, Goiânia voltará a ter fiscalização por radares

O projeto prevê a cobertura de 604 faixas em um prazo reduzido de seis meses Publicado em: 10/03/2025 8:52 Radares…

O projeto prevê a cobertura de 604 faixas em um prazo reduzido de seis meses

Radares em Goiânia estavam desativados e gestão Mabel promete retomá-los (Foto: Jucimar de Sousa)

Após quase nove meses sem fiscalização eletrônica, Goiânia retomará o monitoramento do trânsito com radares. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), anunciou nesta segunda-feira (10/3) que tem intensificado a implantação do novo sistema, com a instalação de equipamentos em 51 pontos, cobrindo um total de 89 faixas monitoradas. O projeto prevê a cobertura de 604 faixas de pista em um prazo reduzido de seis meses, metade do previsto inicialmente no contrato, que era de 12 meses.

De acordo com a SET, o termo “faixa” se refere ao número de pistas monitoradas em cada ponto. Por exemplo, na Avenida Mutirão, onde há três faixas por sentido, a instalação de um radar cobre a fiscalização dessas três faixas simultaneamente.

O diretor de trânsito da SET, Luís Tiago Santos, destacou a celeridade no cronograma. “Tivemos reuniões com os representantes das empresas que estão à frente dos serviços e pedimos atenção especial a esse trabalho. O contrato prevê a instalação em 12 meses, mas eles garantiram que vão entregar na metade desse prazo. Estamos monitorando esse avanço semanalmente e tudo está ocorrendo conforme o esperado”, explicou.

O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, reforçou a importância da fiscalização eletrônica para a segurança viária. “Infelizmente, muitos motoristas só respeitam as regras quando sabem que vai doer no bolso. A instalação desses radares não é apenas uma questão de punição, mas de ordem no trânsito e preservação de vidas”, afirmou.

Abreu também informou que as multas passarão a ser aplicadas em 30 dias, após a fase de testes dos equipamentos. “Acreditamos que até lá já teremos em torno de 60 pontos em pleno funcionamento, saindo da condição de teste para a autuação efetiva”, afirmou.

Pontos já em fase de testes:

  • Avenida Mutirão (Setor Bueno e Setor Marista)
  • Avenida Castelo Branco (Setor Oeste)
  • Avenida Universitária (Setor Leste Universitário)
  • Avenida Vera Cruz (Jardim Guanabara)
  • Avenida Laguna (Parque Amazônia)

A licitação para a implementação dos radares foi dividida em três lotes:

  • Lote 1: Região Sul – gerido pelo Consórcio Anhanguera
  • Lote 2: Região Norte – sob responsabilidade do Consórcio Fiscaliza Gyn
  • Lote 3: Criação do Centro de Controle Operacional (CCO) – também a cargo do Consórcio Anhanguera

O contrato firmado tem o valor total de R$ 242,8 milhões para os próximos cinco anos, garantindo um monitoramento mais eficiente e um trânsito mais seguro para os motoristas e pedestres da capital.

A expectativa da SET é de que o avanço na instalação dos equipamentos seja ainda mais significativo no próximo mês. “Em março, prevemos a ativação de mais 13 pontos pelo Lote 1 e 22 pontos (44 faixas) pelo Lote 2”, finalizou Tarcísio Abreu.

Continue Lendo

Mulher denuncia descumprimento de medida protetiva e é presa por tráfico em Rio Verde

Mulher denuncia descumprimento de medida protetiva e é presa…

Policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra ela Publicado em: 24/03/2025 18:49 Mulher denuncia descumprimento de medida…
Polícia recupera 30 toneladas de cobre furtado em Goiânia

Polícia recupera 30 toneladas de cobre furtado em Goiânia

Seis homens foram presos no momento em que carregavam uma carreta com o material furtado. Publicado em: 24/03/2025 18:07 Uma operação…
Criminoso cria página falsa de acessórios de guerra para dar golpes em Goiás

Criminoso cria página falsa de acessórios de guerra para…

Ao longo da apuração, a polícia descobriu que o suspeito chegou a extorquir o proprietário de uma das lojas Publicado em:…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *