• Interior
  • 17 de outubro de 2024
  • No Comment
  • 41
  • 5 minutes read

Criança morre com H1N1 após surto da doença em escola de Aparecida de Goiânia

Um menino, 5 anos, morreu com suspeita de H1N1 durante um surto da doença registrado na escola em que ele…

Um menino, 5 anos, morreu com suspeita de H1N1 durante um surto da doença registrado na escola em que ele estudava, em Aparecida de Goiânia. O centro educacional da rede particular, situado no Jardim Ipiranga, acumula 25 casos positivos. Segundo alerta divulgado pela própria instituição nas redes sociais, os diagnósticos começaram a surgir na semana passada. Funcionários e parentes também testaram positivo para modalidade da influenza.

Na gravação, Moema Davis, diretora da unidade, revela que tudo começou na quinta-feira (10/10), após uma festinha realizada em comemoração ao Dia das Crianças. Na sexta-feira (11/10), não teve aula em razão do Dia dos Professores, mas os pais começaram a entrar em contato com a escola para informar que os filhos estavam com H1N1.

No sábado (12/10), a diretora recebeu a informação que um aluno, de 5 anos, tinha testado positivo e estava internado na UTI de um hospital. Ele não resistiu e morreu na segunda-feira (14/10).

“Não é só uma gripezinha”, reforça diretora

No vídeo, a educadora mostra vinte resultados de testes positivados para influenza enquanto faz um alerta para pais e gestores escolares. “Eu estou passando por uma situação preocupante e eu acho que eu tenho a obrigação social de levantar esse alerta. Esses aqui são resultados de testes de alunos da escola, funcionários e irmãozinhos que testaram positivo, afirma a diretora.

“Isso aqui é sério! Isso aqui não é só uma gripezinha! Se seu filho está gripado não mande para escola… Isso aqui é um surto de Influenza e Influenza mata!”, desabafa.

Surto de H1N1 em escola de Aparecida afeta familiares de alunos e funcionários

Até o momento, além das crianças, a própria diretora, outros profissionais da unidade educacional, pais e irmãos de alunos já testaram positivo para h1n1, segundo a gestora da unidade.

No vídeo gravado em 16 de outubro e divulgado em redes sociais, Moema faz uma alerta para o surto da doença e disse que acionou a Vigilância Sanitária que já esteve na escola. Além disso, o centro educacional suspendeu as aulas para evitar novos casos.

Vigilância epidemiológica já visitou a unidade

A Saúde Municipal se pronunciou por meio de nota. Veja a íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia esclarece que tão logo surgiram os casos de H1N1, um que resultou em morte, a Vigilância Epidemiológica foi até à unidade, e nas crianças, professores, servidores e pais que apresentavam sintomas foi feito o painel viral na rede particular, pois este exame não está nos atendimentos dos SUS, e que a SMS está dando todo o suporte, além de acompanhar os casos. Foi feito de forma rápida todo o atendimento necessário em relação a fazer os exames, e aqueles que estão assintomáticos serão monitorados pela Vigilância Epidemiológica. A SMS esclarece ainda que diante desse surto, está atenta a novos sintomas de professores e crianças e continuará a fazer outros exames”.

SES ainda não foi notificada

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirma estar ciente do caso, mas que ainda não foi formalmente notificada. Veja a nota completa:

“A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informa que ainda não foi notificada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, mas já está atenta ao caso e entrará em contato com a SMS por meio da Vigilância em Saúde, para acompanhar e passar as orientações à SMS local quanto as medidas preventivas, de contenção e demais cuidados, tanto na escola como em todo o município.

A SES-GO também orienta a todos os goianos para a importância de se prevenir contra a gripe, sobretudo com a vacinação. E alerta que a cobertura vacinal contra a influenza/gripe está muito abaixo do ideal, com apenas 44%, sendo que o recomendado é de pelo menos 90%.Essa situação aumenta o risco de ocorrências de surtos e elevação de casos graves.

Por fim, a pasta orienta que, nos casos de suspeita de gripe, a pessoa deve evitar contato com outras pessoas, utilizar máscara, higienizar sempre as mãos, visto que a transmissão ocorre de forma facilitada através do contato com gotículas de saliva , ao tossir , conversar, espirrar .No caso de sintomas gripais como febre, tosse, espirros, coriza associado a dificuldade para respirar (falta de ar) procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível, principalmente se for idoso, criança e/ou imunodeprimido”.

Continue Lendo

Goiás registra 33 acidentes com 46 feridos em seis dias

Goiás registra 33 acidentes com 46 feridos em seis…

PRF registrou mais de 1,8 mil infrações nos últimos seis dias, com a embriaguez sendo a principal causa dos acidentes nas…
MP denuncia suspeitos de aplicar golpes em produtores rurais de Rio Verde

MP denuncia suspeitos de aplicar golpes em produtores rurais…

Vinicius e Camila estão foragidos e foram incluídos na lista de procurados da Interpol em dezembro do ano passado Publicado em:…
Grupo efetua disparos em praça de Jataí durante a virada do ano

Grupo efetua disparos em praça de Jataí durante a…

Um dos envolvidos foi preso, enquanto outros seguem foragidos. A Polícia Civil continua investigando o caso Publicado em: 02/01/2025 18:05 Grupo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *