Veja quando serão visíveis os próximos eclipses e chuvas de meteoros

Sorin Furcoi/Getty Images

Imagem colorida mostra um eclipse solar anular - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra um eclipse solar anular – Metrópoles – Foto: Sorin Furcoi/Getty Images

O ano de 2026 promete ser um período marcado por muitos fenômenos astronômicos. No Brasil, o calendário reserva acontecimentos visíveis em grande parte do país, muitos deles observáveis a olho nu.

Leia também

Entre os fenômenos listados estão eclipses lunares, chuvas de meteoros e aproximações planetárias.

De acordo com o astrônomo e professor Marcos Calil, o primeiro grande evento acontece no próximo dia 3 de março. O evento em questão é um Eclipse Lunar Total.

“Apesar de ele ser marcado como Eclipse Lunar Total, no Brasil ele não será visto como total. Aqui ele será visto como penumbral. Quando a Lua entra na penumbra ela fica mais fraca em questão de brilho. Aquele brilho prateado forte não vai acontecer (…) No Brasil inteiro a Lua vai estar muito perto do horizonte quando o Eclipse começar. Vai ser um por de Lua muito bonito. É um Eclipse muito ‘fraquinho’”, diz Calil.

Ainda em março, no dia 20, ocorre o Equinócio de Outono, marcando o início oficial da estação no hemisfério sul, com dias e noites de duração semelhante.

Em 28 de agosto, ocorrerá um Eclipse Lunar Parcial visível em todo o território nacional.  De acordo com as informações do Urânia Planetário, este eclipse será muito próximo de se tornar total, garantindo um belo espetáculo visual.

“Observar o céu ajuda a compreender melhor os movimentos do Universo e desperta curiosidade em pessoas de todas as idades”, destaca o astrônomo.

Sobre os planetas, o período entre abril e junho será marcado por diversas aproximações aparentes. No entanto, no dia 4 de outubro Saturno entrará em oposição. Isso significa que o planeta dos anéis ficará mais brilhante e visível durante toda a noite.


Final de ano

  • Neste ano, as madrugadas durante o ano podem registrar chuvas de meteoros famosos, como as Perseidas, Geminídeas e Orionídeas.
  • Em novembro e dezembro será possível realizar a observação de Superluas.
  • O ano astronômico se encerra oficialmente com o Solstício de Verão, em 21 de dezembro.

“Para fechar com chave de ouro, na véspera de Natal, Super Lua na fase cheia. Naquela noite teremos uma lua linda”, diz o professor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?