O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) convocou, nesta quinta-feira (12/2), uma manifestação da direita para o dia 1º de março.
Em publicação no X, o parlamentar informou que o ato, batizado de “Acorda Brasil”, defenderá os impeachments do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Segundo Nikolas, a manifestação começará às 14h, na Avenida Paulista, em São Paulo. Na mesma postagem, no entanto, ele anunciou, também, a realização de atos em outras partes do país.
Acorda Brasil – Fora Lula, Moraes e Toffoli
01.03 – 14h – Av. Paulista – e em todo o Brasil.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) February 12, 2026
A convocação do ato surge em meio às investigações sobre o Banco Master, envolto em suspeitas de fraudes financeiras bilionárias. Na noite desta quinta, o ministro Dias Toffoli deixou a relatoria do caso, após reunião com todos os ministros da Corte.
O encontro foi convocado pelo presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, depois que a Polícia Federal (PF) revelou, em documento enviado à Corte, ter encontrado menções a Toffoli em mensagens extraídas dos aparelhos telefônicos de Daniel Vorcaro, dono do Master.
Sob sigilo, o material revela detalhes das negociações envolvendo o resort Tayayá, no Paraná, mencionado nas investigações do Master, e do qual Toffoli admitiu ter sido sócio.
Em nota divulgada nesta quinta, o ministro assumiu ser sócio da empresa Maridt, que vendeu participações no resort, por meio de fundos, para Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro.
O novo relator do caso, no STF, será o ministro André Mendonça, o mesmo à frente da relatoria das fraudes do INSS.


