O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e a Caixa Econômica Federal lançaram um projeto piloto de microcrédito voltado a empreendedores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A iniciativa, lançada nessa segunda-feira (9/2), em São Paulo, faz parte do programa Acredita no Primeiro Passo.
O piloto terá duração inicial de 90 dias e será implementado em agências da Caixa nas capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).
O crédito é destinado a empreendedores formais e informais cadastrados no CadÚnico, com prioridade para públicos historicamente mais impactados pela desigualdade, como mulheres, pessoas negras, jovens, pessoas com deficiência e povos e comunidades tradicionais.
A meta é que, pelo menos, 50% dos contratos sejam fechados por mulheres. As operações oferecem valores que variam de R$ 500 a R$ 21 mil.
Ainda de acordo com o documento, as operações terão isenção de IOF, juros equivalentes à taxa Selic mais até 2% ao ano, prazo de pagamento entre quatro e 12 meses, e garantia pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO).
Leia também
O microcrédito faz parte do Conquista+ Caixa, novo modelo da instituição para Microcrédito Produtivo Orientado, que reúne linhas urbanas e rurais, incluindo opções para MEIs, microempresas e produtores do Pronaf B.
Segundo o governo, a proposta é ampliar o acesso ao crédito produtivo e incentivar a geração de renda entre famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico.
O lançamento contou com a presença do ministro Wellington Dias e do presidente da Caixa, Carlos Vieira, que assinaram os primeiros contratos da nova modalidade de crédito, o Conquista+ CAIXA.


