Saiba quem era “Blindado”, chefe do CV no Ceará morto em confronto

Um dos líderes do Comando Vermelho (CV) no Ceará, Breno Araújo Xavier da Silva, conhecido como “Blindado”, foi morto nesta quarta-feira (11/2) durante confronto com a polícia em Atibaia (SP), em operação conjunta da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

Como um dos líderes do CV, no Ceará, “Blindado” costumava atuar nos bairros de Genibaú, em Fortaleza, e São Miguel, em Caucaia.

Foi ele o mandante do assassinato do advogado criminalista Silvio Vieira da Silva, ocorrido em maio do ano passado. A motivação do crime teria sido uma vingança pessoal pelo fato de o advogado ter atuado na defesa de uma testemunha-chave no caso do homicídio do personal trainer Felipe Lucena, em 2022, o que resultou no indiciamento de “Blindado” como mandante do homicídio.

Leia também

Ameaça com granada em confronto com a polícia

No confronto dessa quarta, segundo a polícia, Breno reagiu à abordagem e ameaçou lançar uma granada nos policiais. Ele foi atingido pelos agentes e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Contra “Blindado” havia três mandados de prisão. Ele era investigado pelo assassinato do personal Felipe Lucena, morto a tiros dentro de um carro após sair de uma festa na Praia do Futuro, em Fortaleza, em 2022, e pelo homicídio do advogado Silvio Vieira da Silva, de 54 anos, também na capital cearense.

No local da operação, foram apreendidos um fuzil 5,56 mm, uma pistola 9 mm, uma granada e munições.

De acordo com as investigações, o suspeito passou um período escondido em uma comunidade do Rio de Janeiro e mantinha ligação direta com lideranças do grupo criminoso. De lá, seguiu para uma casa no interior paulista, onde permaneceu até a ação policial desta quarta.