Em São Paulo, ao lado de Kassab, Caiado apresenta resultados da gestão em Goiás

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Governador falou para plateia formada por dirigentes hospitalares, executivos, especialistas e lideranças do setor

66ae78bb-3027-4f96-ba8f-adaf4f06ccf9

Caiado e Kassab em São Paulo (foto divulgação)

João Bosco Bittencourt

O governador Ronaldo Caiado (PSD) participou, ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, de encontro promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), na capital paulista, nesta segunda-feira (9/2). Diante de uma plateia formada por dirigentes hospitalares, executivos, especialistas e lideranças do setor, o governador apresentou resultados da gestão em Goiás, com foco nas mudanças implementadas na rede pública de saúde. 

Durante a exposição, ele detalhou investimentos que somam quase R$ 30 bilhões no setor nos últimos sete anos, além de medidas de regionalização e do uso de Inteligência Artificial para emissão de laudos e diagnósticos.

Ao citar a aplicação de tecnologia, Caiado mencionou a implantação de um painel genético para prevenção de câncer de mama e ovário. “Nós já operamos vários casos de pessoas e familiares que tinham a predisposição de ter a doença. Essas pessoas já são operadas em Goiás, numa condição preventiva”, disse. Segundo ele, a reorganização da rede começou com a descentralização de leitos de UTI. “Nós só tínhamos leitos de UTI em Goiânia, Anápolis e Aparecida, num raio de 50 quilômetros. E você tinha paciente a 680 quilômetros [de distância desses centros]. Então, esse foi o primeiro ato nosso, descentralizar a saúde”, afirmou.

O governador também destacou o fortalecimento da atenção primária como eixo da política pública estadual. “Estamos criando uma destinação parcial do ICMS para aqueles municípios onde os pacientes crônicos têm menos acesso aos hospitais de urgência e ao pronto-socorro. A visão nossa é que aquilo que nós precisamos, que a atenção primária seja levada a sério. Esta é uma visão que nós estamos implantando no estado com muita força. Ou seja, não podemos mais admitir a falta de acompanhamento do paciente crônico”, declarou. O encontro reuniu ainda os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Marcelo Queiroga, além de gestores da saúde suplementar e formuladores de políticas públicas.

Kassab ressaltou a composição da plateia e o interesse do público na fala do governador. “Não me surpreendeu a profundidade com que ele abordou todos os temas, em especial os mais relevantes, mostrando o quanto ele está preparado”, afirmou. O presidente do PSD disse que o evento reuniu “grandes formadores de opinião da área médica e os grandes formuladores de políticas públicas do setor” e avaliou que a exposição permitiu ao público conhecer a experiência administrativa de Goiás. “Acho que ele está corretamente se expondo, mostrando suas ideias em diversos setores. Isso é muito importante para alguém que é bem preparado, que está disposto a servir o país mais uma vez, numa função tão relevante como a presidência da República”, completou.