É #FAKE que vídeo mostre Lula dizendo que caso do cão Orelha ‘não vai ficar impune’; registro foi manipulado com IA

É #FAKE que vídeo mostre Lula dizendo que caso do cão Orelha ‘não vai ficar impune’; registro foi manipulado com IA

Post enganoso adulterou com inteligência artificial trecho de discurso feito pelo presidente em evento sobre salário mínimo. Ao Fato ou Fake, assessoria de imprensa da presidência afirmou que conteúdo é falso.


É #FAKE que vídeo mostre Lula dizendo que caso do cão Orelha ‘não vai ficar impune’; registro foi manipulado com IA — Foto: Reprodução

🛑 Como é a publicação falsa?

  • O vídeo viralizou no Instagram, no TikTok e no Threads no início de fevereiro e tem seguinte legenda: “Caso do Cachorro Orelha – Lula ficou bravo: eles vão PAGAR”.
  • A publicação usa inteligência artificial (IA) para manipular um discurso feito pelo presidente em 16 de janeiro e atribuir a ele a seguinte declaração mentirosa: “O caso do cachorro Orelha não vai ficar impune. Eles são menores, mas isso não vai ficar assim. Eu me comprometo, como o presidente da República, a dar uma punição severa, independente de ser filho de rico. Chegaram no Brasil e já estão se escondendo. Por quê? Porque é filhinho de rico que acha que pode tudo, mas não pode. […]”.

No pronunciamento original, Lula falou sobre salário mínimo e não fez qualquer menção à morte do cão (leia mais abaixo).

⚠️ Por que a publicação é falsa?

O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao Hive Moderation, ferramenta de detecção de áudios, imagens e vídeos produzidos com IA. Resultado: há 92% de chances de o material ter sido criado com esse recurso.

  • O registro foi originalmente gravado durante a cerimônia de comemoração dos 90 anos do salário mínimo, em 16 de janeiro. O Fato ou Fake consultou a transcrição completa do discurso de Lula e não encontrou qualquer menção ao cão Orelha.
  • Para encontrar a origem do vídeo, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVID e fragmentou o material em vários frames (imagens estáticas). Depois, selecionou uma dessas “fotos” e fez uma busca reversa no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto. O resultado apontou o vídeo original, publicado no YouTube do canal gov.
  • Até a última atualização desta reportagem, Lula não havia se manifestado publicamente sobre o caso de Orelha.
  • Em 27 de janeiro, a primeira-dama Janja da Silva publicou em seu Instagram um post de solidariedade a comunidade que cuidava do cão, repudiando a agressão.
  • O Fato ou Fake também entrou em contato com a assessoria de imprensa da presidência, que afirmou, por e-mail, que a publicação é falsa:

“Conforme já constatado pela própria reportagem, o conteúdo é FALSO. A publicação enganosa utiliza ferramentas de IA para manipular digitalmente discurso do presidente durante a cerimônia de lançamento das Medalhas Comemorativas dos 90 Anos do Salário-Mínimo, realizada no Rio de Janeiro, no dia 16 de janeiro deste ano, conforme é possível confirmar a partir do vídeo original, disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=thKE-gm17Vk&t=19s. Não houve nenhuma menção ao caso citado. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República lamenta a disseminação de conteúdos falsos, que têm como único objetivo desinformar a população, enfraquecer instituições e manipular a opinião pública”.

Vídeo mostra Orelha andando em calçada após horário estimado da agressão, confirma polícia

Vídeo mostra Orelha andando em calçada após horário estimado da agressão, confirma polícia

É #FAKE que vídeo mostre Lula dizendo que caso do cão Orelha ‘não vai ficar impune’; registro foi manipulado com IA — Foto: Reprodução

Veja também

É #FAKE vídeo de capivara pegando 'carona' em cima de tatu

É #FAKE vídeo de capivara pegando ‘carona’ em cima de tatu

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Ops!