Bebê sofre ataque cardíaco e perde parte da língua ao confundir mamadeira com soda cáustica

Criança se alimenta por um tubo permanente no estômago

Bebê sofre ataque cardíaco e perde a língua após confundir mamadeira com soda cáustica Criança se alimenta por um tubo permanente no estômago

Imagem: Reprodução

Um caso chocante ocorrido no Reino Unido chamou atenção depois que um bebê sofreu um ataque cardíaco e perdeu parte da língua ao confundir a mamadeira com soda cáustica. A família de Sam Anwar Alshameri, hoje com pouco mais de um ano, tenta arrecadar dinheiro para a cirurgia reconstrutiva após o menino ingerir o líquido corrosivo pensando que era leite.

Segundo o pai, Nadeen Alshameri, Sam tinha apenas 13 meses quando pegou uma garrafa branca no chão enquanto a mãe limpava o banheiro. O bebê bebeu a substância sem que ela percebesse. “Ele achou que era leite. Quando vimos o que tinha acontecido, ele já estava com queimaduras”, contou.

  • BRASIL: Idosa de 102 anos tem língua cortada durante assalto; suspeito levou R$ 100

Ataque cardíaco no hospital

Levada às pressas ao Hospital Infantil e Feminino de Birmingham, a criança sofreu uma parada cardíaca ainda no pronto-socorro. “O coração dele parou por quase três minutos. Eles o reanimaram e o levaram para a UTI. Nunca vou esquecer aquele momento”, disse o pai.

O menino teve queimaduras graves nas vias aéreas, lábios, boca e na língua, que ficou parcialmente destruída. Ele passou dois meses internado e ficou sem conseguir comer, beber ou falar. Segundo Nadeen, os lábios de Sam estão quase totalmente fechados pelas cicatrizes, o que impede o filho de engolir alimentos e líquidos. Por causa disso, médicos precisaram substituir o tubo de alimentação nasal por um tubo permanente no estômago.

  • Menino de 8 anos bebe soda cáustica em escola de BH e é internado

Sam já recebeu alta e está sendo cuidado em casa, mas precisa de uma cirurgia reconstrutiva complexa, ainda sem data.

Família vive incerteza e pede ajuda

Nadeen afirma que o NHS, sistema público de saúde britânico, não deu previsão realista do procedimento. “Pode ser semana que vem, mês que vem… eu simplesmente não sei. Não posso esperar mais. Meu filho está doente”, desabafou. Ele contou ainda que alguns médicos dizem que a cirurgia é possível, outros afirmam que é cedo demais e alguns nunca viram um caso semelhante.

Por isso, o pai tenta levar o menino para especialistas na Alemanha e na Turquia. Ele criou uma vaquinha online para arrecadar fundos, já que a família enfrenta dificuldades financeiras. “Com aluguel, comida e tudo mais, estamos apenas sobrevivendo. Não consigo economizar para uma cirurgia fora. Preciso de ajuda”, disse.

  • Polícia encontra 300 kg de maconha em quarto de bebê de 1 ano e meio em Goiânia

Triste história que mobilizou a comunidade

O caso aconteceu enquanto a mãe de Sam, Mukhtara Alshameri, de 27 anos, limpava o banheiro e deixou a garrafa no chão por alguns instantes. O bebê entrou silenciosamente, pegou o frasco e bebeu o conteúdo corrosivo. Ao todo, 27 profissionais de saúde lutaram para salvar a vida do pequeno.

Agora, a família segue buscando tratamento especializado para que Sam possa recuperar funções básicas, como se alimentar e falar.