- Esportes
- 17 de dezembro de 2024
- No Comment
- 3
- 4 minutes read
Vinicius Junior superou Rodri com votos de capitães e de torcedores
Vinicius Jr venceu o prêmio The Best, que teve em segundo o espanhol Rodri e em terceiro o inglês Jude…
Vinicius Jr venceu o prêmio The Best, que teve em segundo o espanhol Rodri e em terceiro o inglês Jude Bellingham
Vinicius Jr na premiação do Fifa The Best. Foto: Arquivo Pessoal
LUCIANO TRINDADE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O peso dos votos dos capitães das seleções nacionais filiadas à Fifa (Federação Internacional de Futebol) e o amplo apoio de torcedores foi determinante para Vinicius Junior superar o espanhol Rodri e conquistar o prêmio The Best, troféu para o melhor jogador do mundo escolhido pela entidade.
Logo depois da cerimônia realizada nesta terça-feira (17) em Doha, no Qatar, onde o brasileiro recebeu a honraria, a Fifa divulgou todos os votos conquistados pelos indicados ao prêmio. O The Best tem quatro júris: capitães das seleções nacionais, técnicos das seleções nacionais, jornalistas de cada país filiado à entidade e torcedores ao redor do mundo.
O camisa 7 do Real Madrid e da seleção brasileira somou um total de 48 pontos. Rodri, meio-campista do Manchester City e da seleção espanhola, ficou em segundo, com 43. O inglês Jude Bellingham, também do Real Madrid, fechou o pódio, com 37.
No sistema da Fifa para chegar às notas, Vinicius Junior foi o preferido dos capitães, com 617 pontos. O espanhol Rodri somou 373 pontos nesse público. O brasileiro também teve ampla vantagem entre os fãs que participaram da votação. Ele somou 1.147.276 pontos, contra 264.835 do atleta do City.
O jogador da seleção espanhola, porém, foi o preferido dos treinadores, com 461 pontos, contra 438 do craque brasileiro. E foi também o favorito entre os jornalistas, com uma diferença mais apertada: 543 para Rodri, 538 para Vini.
De acordo com o regulamento da premiação, o vencedor de cada categoria leva 13 pontos. O segundo mais votado recebe 11. E o terceiro, 9. Além de ficar em primeiro lugar em duas categorias, Vinicius Junior terminou na segunda posição em outras duas.
Último jogador eleito pela Fifa o melhor do mundo e capitão da seleção da Argentina, Lionel Messi indicou o espanhol Lamine Yamal como sua primeira opção de melhor do mundo. Em segundo, o craque escolheu o francês Kylian Mbappé e, na terceira posição, citou Vinicius Junior.
Como capitão da seleção brasileira, o lateral Danilo votou, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro, em Vinicius Junior, Jude Bellingham e Erling Haaland.
Dorival Júnior, treinador do Brasil, escolheu, nessa ordem, Vinicius Junior, Jude Bellingham e Lamine Yamal.
O jornalista brasileiro Carlos Eduardo Mansur, do Grupo Globo, votou, respectivamente, em Vinicius Junior, Jude Bellingham e Rodri.