- Política
- 15 de dezembro de 2024
- No Comment
- 9
- 3 minutes read
Goiânia pode ter programa para inserção de idosos no mercado de trabalho
Programa Idade Ativa prevê, entre outras coisas, a criação de campanhas de conscientização para empresas sobre as vantagens da contratação…
Programa Idade Ativa prevê, entre outras coisas, a criação de campanhas de conscientização para empresas sobre as vantagens da contratação desse público
Goiânia pode ter programa para inserção de idosos no mercado de trabalho (Foto: Freepik)
Aguarda sanção do Executivo da capital um programa para inserção de idosos no mercado de trabalho em Goiânia. O texto de autoria do vereador Sandes Júnior (MDB) passou em segunda e definitiva votação na Câmara Municipal, na última quinta-feira (12).
Trecho da justificativa do projeto aponta que “estudos evidenciam que cada vez mais as pessoas idosas precisam ou querem se manter no mundo do trabalho, situação que parece se distanciar do previsto para pessoas nessa faixa etária, pois a sociedade, de forma geral, espera que elas se encaminhem para a aposentadoria e para o afastamento do mundo laboral”.
Assim, conforme o autor, o Programa Idade Ativa prevê incentivos para inserção e permanência de idosos no mercado de trabalho. Entre elas, o estímulo ao empreendedorismo entre pessoas com mais de 60 anos e a criação de campanhas de conscientização para empresas sobre as vantagens da contratação desse público.
Além disso, o texto autoriza parcerias da Prefeitura com instituições de ensino para oferta de cursos de capacitação ao público idoso. Conforme o texto, a prefeitura também poderá conceder benefícios fiscais às empresas que contratarem esse segmento de população.
“O Programa Idade Ativa busca reconhecer e valorizar a contribuição que pessoas idosas podem continuar oferecendo à sociedade, não apenas no aspecto econômico, mas também social e cultural”, diz o vereador. Segundo ele, “além de combater o preconceito etário, o programa pretende ser vetor de inclusão, garantindo que o envelhecimento seja vivido de forma ativa e produtiva”.