- Interior
- 11 de dezembro de 2024
- No Comment
- 3
- 3 minutes read
Procon Goiás autua Facebook por publicidade de cigarros eletrônicos
Medida ocorre após monitoramento do marketplace do aplicativo Publicado em: 11/12/2024 18:06 Última atualização: 11/12/2024 18:07 Procon Goiás autua Facebook…
Medida ocorre após monitoramento do marketplace do aplicativo
Procon Goiás autua Facebook por publicidade de cigarros eletrônicos (Foto: Pixabay)
O Procon Goiás notificou a empresa Facebook para apresentar informações sobre anúncios em sua plataforma da venda de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes e pods. O ofício foi entregue nesta quarta-feira (11).
Conforme o órgão, a medida ocorre após monitoramento do marketplace do aplicativo. No local, o Procon constatou diversas propagandas de estabelecimentos que comercializam estes produtos, que, desde 2009, têm a fabricação, comercialização, importação, distribuição, transporte e propaganda proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston aponta que as publicidades são agressivas e têm atraído, principalmente, o público jovem. “São dispositivos que atraem muito. São coloridos, com cheiro, saborizados e têm sido promovidos como alternativa mais segura aos cigarros convencionais, o que não é a realidade.”
O mesmo documento também notificou o Facebook a interromper todo tipo de exposição ou qualquer forma de divulgação, em Goiás, de vapes, pods e cigarros eletrônicos, bem como de acessórios. “Não precisa uma pesquisa extensa. Bastam 30 segundos em algum desses aplicativos e as propagandas saltam aos olhos, algumas inclusive como anúncios patrocinados”, apontou Marco.