• Política
  • 13 de novembro de 2024
  • No Comment
  • 9
  • 3 minutes read

Câmara de Goiânia aprova em definitivo isenção de IPTU para o Complexo Serra Dourada

Matéria gerou divergência entre vereadores, mas foi aprovada com folga Publicado em: 12/11/2024 17:48 Complexo do estádio Serra Dourada. Foto:…

Matéria gerou divergência entre vereadores, mas foi aprovada com folga

Complexo do estádio Serra Dourada. Foto: Divulgação

Na sessão ordinária desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda e definitiva votação, o projeto proposto pelo prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) que concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) à empresa que vencer a licitação para administrar o Complexo do Serra Dourada, que inclui o Estádio Serra Dourada, o Ginásio Goiânia Arena e o Parque Poliesportivo.

O projeto visa manter o benefício fiscal para a futura administradora privada, que assumirá a gestão do complexo por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), transferindo a responsabilidade do Estado de Goiás para a iniciativa privada. Atualmente, o Serra Dourada é isento de IPTU devido à imunidade tributária prevista na Constituição Federal para propriedades de entes federativos. No entanto, com a concessão a terceiros, essa imunidade seria anulada, tornando o imóvel sujeito à tributação.

Conforme a Secretaria Municipal de Finanças, a isenção não acarretará impacto financeiro para o município, uma vez que a área já não gera receita tributária. A pasta ressalta ainda que a medida tem o objetivo de incentivar o esporte, modernizar a infraestrutura do complexo e impulsionar o turismo local ao atrair eventos de grande porte, tudo isso sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.

O projeto gerou debate entre os vereadores Aava Santiago (PSDB) e Fabrício Rosa (PT), por exemplo, manifestaram-se contrários à isenção e questionaram as contrapartidas sociais da medida. Por outro lado, Telêmaco Brandão (Novo), Juarez Lopes (PDT), Denício Trindade (União Brasil) e Paulo Magalhães (União Brasil) defenderam a proposta, alegando que a iniciativa privada terá melhores condições de realizar a gestão e manutenção do complexo, garantindo sua modernização.

Continue Lendo

De Londres, Mabel acompanhará reunião de transição que discutirá revitalização do Centro de Goiânia

De Londres, Mabel acompanhará reunião de transição que discutirá…

Prefeito eleito está na Inglaterra para participar de evento do União Brasil Publicado em: 21/11/2024 11:54 Sandro Mabel e Jovair Arantes…
Vilela articula parcerias com setor produtivo antes de assumir Prefeitura de Aparecida

Vilela articula parcerias com setor produtivo antes de assumir…

Ações culturais também estão no radar das parcerias futuras Publicado em: 21/11/2024 11:43 Leandro Vilela, com Marcelo Baiocchi e Leopoldo Veiga…
Governo pretende fazer mudanças na Previdência Militar e para reduzir déficit fiscal

Governo pretende fazer mudanças na Previdência Militar e para…

O governo federal propõe mudanças na Previdência dos militares para reduzir o déficit fiscal, incluindo limitações de pensões e ajustes na…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *