Aparecida avança e se torna a 6ª melhor cidade do Brasil no saneamento, segundo ranking nacional

COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Estudo avaliou os 100 maiores municípios do país com base em dados de 2023

25dd8a07 98e5 4412 b325 aa6a14ad8b48 Aparecida avança e se torna a 6ª melhor cidade do Brasil no saneamento, segundo ranking nacional

Vilela: “resultado mostra que estamos no caminho certo” (foto divulgação)

João Bosco Bittencourt

Aparecida de Goiânia alcançou a 6ª colocação no Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. O estudo avaliou os 100 maiores municípios do país com base em dados de 2023 e posicionou a cidade goiana à frente de diversas capitais e ao lado de grandes centros como Campinas e Niterói.

O município recebeu nota 9,61, uma das maiores do levantamento, subindo 11 posições em relação ao ranking anterior. A análise considera indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), e destaca o avanço de Aparecida como um dos mais significativos do país.

Hoje, 96,98% da população de Aparecida tem acesso à água tratada, 86,76% têm coleta de esgoto e 93,97% do volume coletado é tratado. A cidade também figura entre as que mais investem em saneamento por habitante (média anual de R$ 420,99 entre 2019 e 2023) e apresenta uma das menores perdas na distribuição de água: 31,88%.

Os resultados refletem uma transformação iniciada em 2009, quando o município figurava entre os piores do país no setor. O cenário começou a mudar com ações estruturantes e se acelerou a partir de 2019, com o apoio do governo de Goiás. A implantação dos linhões da Barragem do Ribeirão João Leite foi um marco, ampliando o fornecimento de água tratada e viabilizando melhorias como pavimentação em bairros periféricos.

O prefeito Leandro Vilela destacou a importância da parceria com o governador Ronaldo Caiado e o vice Daniel Vilela. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando para garantir qualidade de vida e alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto”, afirmou.